A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED) convidou a mestre em saúde mental Roberta Luxidi para orientar os professores na identificação e diagnóstico da dislexia e do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O objetivo da palestra foi capacitar os educadores, que no dia a dia convivem com este tipo de problema.
Roberta Luxidi é psicanalista, terapeuta e mestre em saúde mental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). De acordo com Márcia Carvalho, da equipe de Educação Inclusiva da SEMED, este tipo de palestra traz aprendizagem e aprofundamento do tema para o grupo. “Por vivenciarem vários tipos de problemas com os estudantes, os professores nos cobram debates de temas importantes. Acho que conseguimos. Trouxemos uma profissional que trouxe o tema de forma clara”, afirmou Márcia, acrescentando que 130 profissionais participaram da capacitação.
Para Roberta Luxidi, esse tema é bastante extenso e os professores da educação inclusiva precisam ter noções sobre os conceitos de cada doença e como diagnosticá-las, a partir dos primeiros sinais. “Uma das formas de diagnóstico o TDAH é observar estudantes com dificuldades de aprendizagem abaixo do padrão normal de outras crianças com a mesma faixa etária”, disse Roberta, que explicou que os primeiros sinais já podem ser vistos aos dois anos de escolaridade.
Segundo estudos mostrados por Roberta, o Transtorno de Déficit de Aprendizagem/Hiperatividade (TDAH)ocorre em um universo de 100 crianças, sendo 80% do sexo masculino. O distúrbio tem como características a desatenção, a hiperatividade e podem aparecer antes dos sete anos de idade. “Com essa palestra espero que os professores, a partir de agora, saibam lidar com os estudantes, evitando que eles fiquem à margem da sociedade”, afirmou Roberta.
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