sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Gincana para Alunos Especiais da rede municipal de ensino

Cerca de 100 estudantes especiais de escolas municipais de Nova Iguaçu vão participar, no próximo dia 25, de uma gincana na Vila Olímpica de Nova Iguaçu. O evento faz parte das comemorações da Semana dos Excepcionais que acontece de 21 a 29 de agosto. Fora das tradicionais salas de aulas, os alunos vão se divertir nas atividades de hóquei, salto em altura, basquete, futebol, corrida e skate. Eles terão a companhia dos coleguinhas da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE, do Centro Integrado de Educação Especial Castorina Faria Lima- CIESP e da Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu- CAENI.

Participam do evento alunos das escolas municipais que estudam em turmas regulares e no contraturno recebem apoio especializado nas salas de recursos, que recebem estudantes com deficiência mental, auditiva, visual, cadeirantes, autistas e outros transtornos. Algumas dessas dispõem de equipamentos especiais como, a impressora em braile utilizada para deficientes visuais e pessoas com baixa visão.

O atendimento nas salas é feito duas vezes por semana no contra-turno. Segundo Márcia Carvalho, da equipe de Educação Inclusiva da SEMED, a média de atendimento é de 12 alunos por dia e de acordo com as necessidades do grupo. “Eles também participam das atividades do programa Bairro-Escola, nas unidades de ensino que atuam em horário integral.”, disse Márcia.

Ainda de acordo com Márcia, os professores das salas de recursos são profissionais especializados e com perfil voltado para educação especial. “Isso ajuda muito as crianças no processo de socialização com outros colegas de turma e também na participação nas aulas”, afirmou, acrescentando que o trabalho especializado ajuda na melhora do desempenho dos alunos e no desenvolvimento físico e psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário