Cerca de 100 estudantes especiais de escolas municipais de Nova Iguaçu vão participar, no próximo dia 25, de uma gincana na Vila Olímpica de Nova Iguaçu. O evento faz parte das comemorações da Semana dos Excepcionais que acontece de 21 a 29 de agosto. Fora das tradicionais salas de aulas, os alunos vão se divertir nas atividades de hóquei, salto em altura, basquete, futebol, corrida e skate. Eles terão a companhia dos coleguinhas da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE, do Centro Integrado de Educação Especial Castorina Faria Lima- CIESP e da Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu- CAENI.
Participam do evento alunos das escolas municipais que estudam em turmas regulares e no contraturno recebem apoio especializado nas salas de recursos, que recebem estudantes com deficiência mental, auditiva, visual, cadeirantes, autistas e outros transtornos. Algumas dessas dispõem de equipamentos especiais como, a impressora em braile utilizada para deficientes visuais e pessoas com baixa visão.
O atendimento nas salas é feito duas vezes por semana no contra-turno. Segundo Márcia Carvalho, da equipe de Educação Inclusiva da SEMED, a média de atendimento é de 12 alunos por dia e de acordo com as necessidades do grupo. “Eles também participam das atividades do programa Bairro-Escola, nas unidades de ensino que atuam em horário integral.”, disse Márcia.
Ainda de acordo com Márcia, os professores das salas de recursos são profissionais especializados e com perfil voltado para educação especial. “Isso ajuda muito as crianças no processo de socialização com outros colegas de turma e também na participação nas aulas”, afirmou, acrescentando que o trabalho especializado ajuda na melhora do desempenho dos alunos e no desenvolvimento físico e psicológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário