quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Educação faz seminário para definir novos rumos da educação integral

Cerca de 200 professores participaram nesta quinta-feira, dia 09, da continuidade do I Seminário de Educação Integral da Prefeitura de Nova Iguaçu. O último encontro aconteceu no dia 23 de novembro no CIEP 071 Maximiano da Fonseca. O evento tem com objetivo a construção coletiva de reestruturação da educação integral na rede municipal de ensino. “Este é um momento importante de discussão coletiva sobre a educação integral em nosso município. A escola deve ser um lugar de aprendizagem e de aquisição do conhecimento”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Dilcéia Quintela.

A secretária lembrou ainda do compromisso da prefeita Sheila Gama com a educação integral. A idéia é trabalhar de forma que os estudantes permaneçam na escola por um período de oito horas, mas que seja vista de forma única onde os alunos e os profissionais sintam-se bem. Desde o primeiro encontro vem sendo proposto que a educação integral seja realizada dentro de novos parâmetros de carga horária, currículo, planejamento e recursos humanos.

O seminário teve como mediador o secretário adjunto pedagógico, José Reginaldo Bastos Cruz, que apresentou as idéias de educação integral do professores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. Também foram mostradas as concepções de educação com focos na escola e no entorno da escola. O primeiro caso, por exemplo, facilita a diversificação da linguagem ao longo do dia, enquanto o segundo tem a idéia de cidade educadora com múltiplos espaços de construção do saber.

Após a apresentação, no bloco k, da Universidade de Iguaçu (UNIG), os diretores adjuntos, orientadores educacionais e pedagógicos se reuniram em grupos de discussões. “Achei ótimo poder opinar sobre as questões abordadas aqui. Defendo a integração de toda a escola. Tem que acabar a visão de que uma equipe é do horário integral e a outra do horário regular”, defende a diretora adjunta da Escola Municipal Hauler Ferreira, Leila Aguiar.

Para os professores o reforço escolar não pode ser isolado. Deve existir um momento para avaliação, reflexão e planejamento com os monitores, professores regentes e a equipe pedagógica, a fim de dar subsídios ao monitor para que o trabalho seja direcionado e coletivo. “É importante atuar com foco nas habilidades, competências nas oficinas, a partir dos conteúdos programáticos desenvolvidos em sala de aula”, disse um professor.



Representando a reitoria da universidade, o professor Júlio César da Silva falou de experiências na educação integral e disse que a Unig está aberta para os projetos educacionais do município. Ele chegou a dizer que alunos da instituição poderiam participar do projeto e propôs uma linha de pesquisa na área. Já o representante da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Rafael Reina, falou do reconhecimento do esporte dentro do programa de horário integral da Prefeitura. A Semel é uma das secretarias parceiras da educação.

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