terça-feira, 24 de maio de 2011

Ação social do Brasil Alfabetizado reuniu mais de duas mil pessoas


A ação social do Programa Brasil Alfabetizado realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, reuniu mais de duas mil pessoas neste sábado, 21 de maio na Escola Municipal Monteiro Lobato. Só para se ter ideia, foram concedidas 195 isenções para 1º e 2º vias da emissão de certidão de nascimento 297 atendimentos na área de saúde e 219 emissões de carteira de identidade, incluindo 1º e 2º vias e 103 pedidos de cadastramentos no Bolsa Família entre outras coisas.

A prefeita Sheila Gama percorreu, ao lado da Secretária de Educação, Dilceia Quintela, as salas e conversou com as pessoas que buscavam os diversos serviços. A prefeita falou do investimento que vem fazendo na educação desde que assumiu o governo a pouco mais de um ano.

“Nosso governo está investindo em educação e acessibilidade. Hoje temos uma universidade pública em Nova Iguaçu e nossos jovens podem sonhar em entrar para uma faculdade”, declarou a prefeita, enfatizando que a ação social é um ato importante de cidadania para a população menos favorecida. O Brasil Alfabetizado, que é um programa do Governo Federal em parceria com a prefeitura, tem atualmente 3.200 alunos em 254 turmas.

De acordo com a Secretária de Educação Dilceia Quintela, a ação social surgiu pela necessidade dos alunos continuarem os estudos, já que muitos deles não possuem a documentação exigida nas escolas e em outros setores da sociedade. Ela lembrou as dificuldades encontradas pela prefeita na área da educação, como falta de merenda, de professores, merendeiras e vigias. “Hoje temos uma das melhores merendas do Estado. Passamos de 34 para 83 itens no cardápio alimentar”, enfatizou a secretária.

Atendimento

Moradora de Mesquita, a auxiliar de enfermagem aposentada, Maria Célia Fonseca de 62 anos, não perdeu tempo. Fez limpeza de pele e se cadastrou em um curso pré-vestibular, já que pretende conquistar uma vaga de serviço social em uma universidade. Já Pablo Mendonça, 25 anos tirou foto já saiu com a carteira de trabalho. “Estou trabalhando e preciso do documento para ser efetivado”, contou o rapaz enquanto segurava o filho de apenas um mês no colo.

Os estudantes Wallace Araújo da Silva, 13 anos e Suelen Tavares 15, foram em busca da 1º da carteira de identidade. “Fiz foto, carteira identidade e exame de vista. Foi ótimo o serviço”, disse o estudante e morador de Jardim Nova Era.

O evento teve as parcerias do Sesi/Senai, com 169 inscritos em cursos gratuitos, da Embelleze, com 55 atendimentos, do ônibus da Alerj, do Detran, da Secretarias de Saúde (Semus), de Cultura (Semctur), de Trânsito (Semtesp), de Trabalho e Emprego (Semte), de Esporte e Lazer (Semel) e de Assistência Social e Proteção à Violência (Semaspv).

Também contou com as presenças dos vereadores Carlos Ferreira, Thiago Portela e Vilma Aguazul, dos Secretários de Trânsito e Serviços Públicos, Rholmer Abreu Louzadas, de Esporte e Lazer, Sandra Maria da Silva, Chefe de Gabinete da prefeita, Sandra Gusmão, do Coordenador Geral das Subprefeituras, Jubiraci Alves dos Santos, dos secretários adjuntos de Educação, José Reginaldo Bastos da Cruz, Reinaldo Moreira, da Coordenadora de Projetos Especiais, Marciana Moreira e do Coordenador dos Conselhos Municipais, Luiz Henrique Ribeiro dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário