quarta-feira, 11 de julho de 2012

Formatura do Brasil alfabetizado é marcada pela emoção

Cento e cinquenta jovens e adultos participaram na noite desta segunda-feira (09/07) da formatura do Brasil Alfabetizado. A solenidade organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aconteceu na Igreja Reviver, no centro de Austin, e foi marcada pela emoção. Aos 59 anos e enxergando apenas com uma das vistas, o aposentado Amirton Esteves Santiago emocionou a todos ao ler sua carta de agradecimento ao professor que o alfabetizou.
O curso com duração de oito meses certificará este ano um total de 1.914 pessoas, a maioria idosos que deixaram os estudos no passado para trabalhar ou que nunca tiveram acesso à escola.  Serão cinco solenidades, a segunda aconteceu na noite de terça-feira (10/07), na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. O Brasil Alfabetizado é um Programa do Governo Federal em parceria com as prefeituras.
Representando a Secretária de Educação, Sandra Gusmão,  Sônia Nunes - adjunta de Educação, se emocionou e destacou em sua fala a importância do professor e dos alunos. “Também fui professora do Mobral, programa semelhante a este que vocês participaram. Não parem. Inscrevam-se no EJA- Estudo de Jovens e adultos”, disse Sônia. 
“Estou muito feliz. Não pretendo parar e quero chegar ao 2º grau. Tive muita ajuda do meu professor”, contou o aposentado. A família da educadora Lucimar Lima tinha motivo especial para comemorar. Lucimar alfabetizou o próprio pai Milton Lopes e os tios Sebastião Lopes de Lima e Nataif Lindolfo de Lima. “Minha sobrinha é ótima. Gostei muito de estudar com ela. Somos de Porciúncula e tínhamos que cuidar de gado. Estudei até a 4ª série, mas naquela época era tudo diferente”, contou o alfabetizando. 
A coordenadora do Brasil Alfabetizado Samia Cristine Salles e educadora Diva Helena Costa também receberam certificados. As duas receberam os documentos das mãos do pastor Paulo David Gonçalves e da subsecretária de Projetos Especiais da Semed, Rita Maria Pereira, respectivamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário