quinta-feira, 12 de julho de 2012

Formatura do Brasil Alfabetizado é marcada por sentimento de superação

Os sentimentos de garra, força de vontade e de superação foram marcantes na formatura do Brasil Alfabetizado, realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta terça-feira, dia 10/07. Trezentos formandos das unidades regionais de governo (URGs) da Posse, Centro e Comendador Soares receberam o certificado e lotaram o auditório do Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.  Com espírito de juventude, Fidélis José de Oliveira, 92 anos, representou os formandos e afirmou que nunca é tarde para ir atrás dos sonhos.
"Esta é uma noite muito especial para todos nós. Temos que aproveitar cada minuto das nossas vidas e sempre nos ocupar com alguma atividade. A vida não pode parar. Quando jovem, estudar era algo muito difícil e somente agora consegui. O estudo é a mola da vida!", disse Fidélis, que desejou aos seus colegas de projeto que continuem indo atrás dos sonhos que almejam. Histórias como a de seu Fidélis são comuns no Programa Brasil Alfabetizado, que acontece em parceria com o Governo Federal. A próxima solenidade será em Cabuçu, na igreja Assembleia de Deus. 
A secretária de Educação, Sandra Gusmão, afirmou durante a solenidade de formatura que os alfabetizandos devem seguir adiante com os estudos. "Esta é uma noite muito especial e emocionante para todos nós. Afinal, este é um momento em que vocês estudantes estão realizando um sonho, que foi deixado de lado devido ao trabalho e para cuidar dos filhos", afirmou Sandra.
Helena Mendes Martins, 65 anos, estava feliz com a sua formatura. Ela afirmou que seguirá em frente com os estudos. "Tenho o sonho de fazer Enfermagem. Sempre quis ter essa profissão e vou realizar este meu desejo. Temos sempre que agir, afinal, os nossos objetivos dependem de nós mesmos", concluiu Helena, acrescentando que está incentivando suas vizinhas e colegas a também entrarem para o curso, que tem duração de oito meses, e também se alfabetizarem.
Outra estudante que ficou emocionada com a formatura foi Wanda Santos, 74 anos. Ela conheceu o projeto ao participar das atividades do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) e aceitou o desafio de segui-lo. "Temos que continuar lutando. Eu me orgulho muito de estar me formando. É algo que levarei para o resto da vida", concluiu Wanda.
A coordenadora do Brasil Alfabetizado, Ana Paula Silva, e a educadora Luciana Nascimento também receberam seus certificados, das mãos da secretária de Educação, Sandra Gusmão, e da subsecretária de Projetos Especiais da Semed, Rita Maria Pereira, respectivamente.
Participaram da formatura os Secretários municipais de Cultura e Turismo, Anderson Ávila Alves e da Cidade, José Rogério Bussinger Namem.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. UM DIA ACORDAMOS.....NOS PERCEBEMOS A TEMPO DE RECOMEÇAR......
    BATE ATÉ UM MOMENTO DE DESESPERO..........
    E DECIDIMOS CONTINUAR..........
    ENTRE PONTINHOS...LETRAS E NÚMEROS......PALAVRAS COMEÇAM A SE FORMAR........E A INTERPRETAÇÃO QUE DA LEITURA OU MATEMÁTICA.O PENSAMENTO COMEÇA A DESVENDAR.......

    PARADO POR ANOS E ANOS...ME AMPUTEI....AMPUTEI MEUS SONHOS.......HOJE VOLTO A SORRIR DE CABEÇA ERGUIDA.....POIS MAIS UMA ETAPA CONQUISTEI......

    OBRIGADA.....OBRIGADA MESMO.....

    POIS PELAS LETRAS ME APAIXONEI............É UM MUNDO MÁGICO DE SIGNOS E SIGNIFICADOS.QUE AGORA DEPOIS DE 22 ANOS A ESCOLA RETORNEI........... JÁ ME ENCONTRO NO 3º ANO(PEDAGOGIA)!!!!!!!..EDUCADOR JÁ SOU.......E AGORA NÃO MAIS PARAREI........
    VOU CONTINUAR ESTUDANDO.LENDO.APRENDENDO.......E UM POUCO DE MIM.....DOAREI......POIS NOS LIVROS ME ENCONTRO....UM ENCONTRO COMIGO QUE PRECISA SER CODIFICADO PARA QUEM QUER TAMBÉM VOLTAR A SONHAR.........E QUE SONHA COM UMA VIDA MELHOR...........
    VENCI PRECONCEITOS.ESTOU VENCENDO BARREIRAS............AVANÇANDO HORIZONTES...PELO SIMPLES FATO DE RETOMAR MINHA VIDA E LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR .PARABÉNS A SME DE NOVA IGUAÇU!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir