terça-feira, 11 de setembro de 2012

Desfile na Via Light encerra comemoração da Semana da Pátria


A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros abriram os desfiles da Independência, na Via Light, na última sexta-feira (07/09), onde a Classe Hospitalar do Hospital da Posse, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Centro de Educação Especial Municipal Paul Harris estiveram entre as primeiras apresentações, que arrancaram aplausos da prefeita Sheila Gama, que fez questão de acompanhar do chão o desfile das escolas. A seu lado, a secretária Municipal de Educação, Sandra Gusmão, assistiu e cuidou dos detalhes junto com a Comissão de Desfiles Cívicos. 

Desta vez, o patriotismo estava aliado à luta pelo fim da violência proposto no tema “Nova Iguaçu Promovendo a Cultura de Paz”, que a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretária Municipal de Educação, definiu com a Comissão de Desfiles Cívicos. E pelo que se viu na Via Light e nos bairros a proposta foi bem acolhida pelas unidades escolares.

Os idosos do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) mostraram vitalidade e harmonia. A instituição tem mais de mil idosos cadastrados e completa oito anos no dia 27 de setembro. Os integrantes da casa, que oferece uma série de atividades demonstraram algumas delas em pleno desfile, como tai chi chuan, dança e artesanato.

Com balões vermelhos ou brancos a Escola Municipal Dr. Rubens Falcão deu sua mensagem de amor e paz. Já Dr. Rui Berçot de Mattos, que estava acompanhada pela banda Dragões do Alvorada, pediu tolerância religiosa, paz no futebol e adotou a frase “plantando a paz, colhendo o bem”.

Batismo

A pedido do maestro Rogério Perez, a prefeita Sheila Gama batizou o novo uniforme da banda, da Escola Estadual Barão de Tinguá, que desfila por sua escola e apoia outras demais. A banda é uma da mais aplaudidas em todos os desfiles que participa por sua qualidade musical e coreografias.

A Banda Combato, da Escola Municipal Monteiro Lobato, foi outra que estreou uniforme novo. Além disso, a unidade escolar apresentou um pelotão de bandeira, skatistas e outras modalidades esportivas.

Quem também deu um show foi a banda Sonho Musical, da Escola Municipal Padre Agostinho Pretto. Ao som da Timbalada, os instrumentistas fizeram o público dançar e se emocionar com os percussionistas mirins Eric e Caio, que além de tocar se requebram ao som de suas próprias músicas. Teve ainda, apresentação de capoeira da Escola Municipal Meninos de Deus.

De acordo com a diretora da Padre Agostinho, Daniele Luciana Chaves de Oliveira, os professores não tiveram dificuldade para desenvolver o tema. “Já trabalhamos a temática na escola e acho importante que todos façam isso”, analisou. 

“Todos os anos venho assistir aos desfiles cívicos. Achei muito interessante a escolha da paz como tema. Nova Iguaçu e o mundo precisam abraçar esta ideia e agir de forma que vivamos com mais qualidade e segurança”, disse a dona de casa, Elzi da Silva.

ônibus que fazem o transporte escolar dos estudantes de Nova iguaçu, encerraram os desfiles cívicos. Os veículos têm elevador para o transporte de cadeirantes e atuam em 17 rotas. Também participaram do encerramento os veículos da Secretaria de Trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário