segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Luta do bem contra o mal é mostrado em desfile cívico de Miguel Couto

A luta de anjos do bem contra o mal, por uma Nova Iguaçu sem violência, foi destaque na Escola Municipal Janir Clementino Pereira, em Miguel Couto, no penúltimo dia dos desfiles cívicos de Nova Iguaçu, que neste feriado de 7 de Setembro terá mais 26 unidades escolares desfilando na Via Light, a partir das 8h. Com o tema “Nova Iguaçu Promovendo a Cultura de Paz”, 20 escolas, municipais, estaduais e particulares desfilaram para um público de mais 10 mil pessoas em Miguel Couto.

De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Gusmão, a descentralização dos desfiles valoriza os bairros, que comparecem em peso para assistirem a apresentação das escolas. “A Semana da Pátria está sendo um sucesso. Por meio dos desfiles cívicos, o trabalho dos professores e diretores é valorizado”, disse Sandra, acrescentando que o Dia da Independência serve para marcar o espírito cívico nos adultos e crianças. 

E civismo não faltou às escolas que participaram da Parada Cívica nesta quinta-feira. A grande maioria reafirmou a importância da paz entre as nações e nos estádios de futebol. A Escola Municipal Flor de Lis e a Escola Municipal Janir Clementino soltaram uma pomba branca, que durante algum tempo ficou posada nos braços do locutor David Avelar e voou para as mãos da prefeita Sheila Gama.

Assim como a pomba, os anjos foram marca nas unidades escolares que aproveitam o símbolo do Cristianismo para propagar a paz. Eles estavam presentes nas escolas municipais, estaduais e particulares de ensino. Vestida de anjo, Ana Clara Mendonça da Silva, 8 anos, estava feliz. “Estou me sentindo bem vestida assim. Queria que todas as crianças fossem felizes”, disse a menina, que está no 3º ano.

A Casa do Menor São Miguel Arcanjo mostrou os projetos desenvolvidos na escola, comprovando que a educação e a profissionalização dos jovens é uma das formas de manter a paz. Já o Centro Educacional Cristão lembrou os militares que trabalham em missões de pacificação pela Organização das Nações Unidas. Algumas crianças vestiam roupas militares e outras representavam a Cruz Vermelha.

Com uma das melhores bandas fanfarra, o Colégio Estadual Vicentina Goulart encerrou os desfiles cívicos mostrando as oficinas do horário integral, como dança, malabares, fitas e arcos olímpicos entre outras coisas. As apresentações foram acompanhadas pelas representes da Coordenadoria Metropolitana I, Flavia Amorim e Mônica Machado, ambas da diretoria pedagógica. 


Público

A dona de casa Adriana Cristina Inácio acompanhou os desfiles atentamente. Ela queria ver a filha, Geovanna Cristina Silva, que está no 6º, desfilando na Escola Municipal Antônio Pinheiro Victory. “Acho importante que desde cedo os estudantes saibam a importância de valorizar o país em que vive e amar a Pátria”, disse a mãe da menina, que elogiou o tema escolhido para este ano. 

Quem também acompanhou de perto a passagem dos alunos e professores foi a dona de casa Rosângela da Silva Pereira. Para ela, assistir à Parada Cívica é sempre uma emoção diferente. “Todo ano gosto de assistir o desfile. Emociona-me o fato das crianças valorizarem o país desde pequenas”, finalizou Rosângela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário