quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Escolas comemoram independência em desfile na Posse e Rancho Novo

Ao som da Liras, Trompetes e outros instrumentos musicais, milhares de estudantes das redes municipais e estaduais de ensino de Nova Iguaçu desfilaram ontem pela Semana da Pátria. Ao todo, 29 escolas comemoraram a Independência nos bairros da Posse e Rancho Novo. E mais uma vez a criatividade dos professores e diretores emocionou quem assistiu as apresentações. No Rancho Novo, a banda Dragões Iguaçuanos encerrou o desfile.

Até o dia Sete de Setembro, milhares de crianças ainda vão comemorar a Semana Cívica, cujo tema é “Nova Iguaçu Promovendo a Cultura de Paz”. “Não existe caminho para a paz, a paz é o caminho” é uma das frases mais apresentadas nos pelotões das escolas. De autoria de Mahatma Gandhi, ela expressa o sentimento de paz que os professores e alunos estão demonstrando na parada cívica. Além das frases, os alunos trazem também a pomba nas roupas e cartazes.

Para os diretores, a escola e a família são importantes para as crianças aprenderem os valores, como o respeito e o amor. A Escola Municipal Maria Eliondas dos Santo, por exemplo, levou os alunos ao 20º BPM para ensiná-los que os policias trabalham para manter a ordem e a segurança
.

“Eles tiram fotos com os PMs, que os entregaram flores. Fotografamos este e outros momentos deles na escola,.om gestos de abraço e afeto com os colegas”, explicou a diretora-adjunta da escola, Gabrielly Santana, acrescentando que todas as fotos foram mostradas durante a apresentação da escola.

No Rancho Novo, o Centro de Educação Especial Castorina Faria de Lima abriu os desfiles. Embalados pela Banda Fênix, os estudantes também deram sua contribuição para a reflexão pela paz. Depois foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil São Benedito se apresentar para o público.

Bandas são destaques na Parada

Com boinas azuis ou brancas compondo o uniforme das bandas, os pequenos instrumentistas demonstraram o que o Programa Mais Educação tem feito em suas vidas escolares. Composta por alunos com idades entre 10 e 12 anos, a banda da Escola Municipal Engenho Pequeno emocionou, não só a diretora Iara Paz, mas todos as autoridades e o público que compareceu aos desfiles no Rancho Novo. Ao comando do maestro Celso Ricardo Conceição, eles tocaram instrumentos de sopro, chequerê, atabaque, bumbo e pratos e demonstraram que a paz pode vir através da música.
Também fizeram bonito, as bandas das Escolas Municipais Douglas Brasil, Orlando Melo, Estanislau Ribeiro do Amaral, Alice Couto, Guinle. Os uniformes dos integrantes da maioria das bandas municipais nas cores azul e branco também chamaram a atenção.

“Mudou tudo para mim depois que entrei para a banda de minha escola. Este é o segundo ano que toco corneta. Quero tentar outros instrumentos, como o piano”, contou a aluna do 5º ano da Escola Municipal, Engenho Pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário