quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Personalidades mundiais são lembradas em desfile


O primeiro dia de desfiles cívicos em Nova Iguaçu, realizados nos bairros de Vila de Cava e Tinguá, foi marcado pelas homenagens a personalidades pacifistas e a preocupação pela banalização da violência. As atividades do Programa Mais Educação, como capoeira, dança de rua, banda, esporte e teatro também estiveram representadas. Os alunos e professores foram prestigiados com a presença da prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama e a secretária de Educação, Sandra Gusmão.

O tema “Nova Iguaçu promovendo a cultura de paz” esteve presente nos desfiles de escolas dos dois bairros. Em Vila de Cava, a Escola Municipal Marcílio Dias, por exemplo, levou para a pista o tema “Cada um tem responsabilidade de fazer crescer a paz dentro de si, para que a paz se torne um movimento geral”, que é uma frase de Dalai Lama.

Os cerca de 1.400 estudantes levaram de todos os estados brasileiros, representando a união da nação pela paz. Os alunos também não esqueceram do bullying, que vem sendo combatido pelas escolas. Ao final, alunos do horário integral fizeram apresentações de ballet, capoeira, maculelê e dança, mostrando que o esporte é o caminho para a pacificação.

Já a Escola Municipal Aminthas Pereira fez uma apresentação de tai-chi-chuan. Além disso, mostrou o esporte como responsável pela união das nações, através das olimpíadas. Neste pelotão, alunos do Mais Educação se apresentaram e trouxeram um cartaz com frase “Que a tão sonhada paz seja realidade”.

Em Tinguá, a Escola Municipal Barão de Tinguá veio com tema “Paz é algo que cresce, vive e depois se espalha”. Os aproximadamente Os estudantes levaram placas, como “Fique esperto! Aprenda a resolver os problemas de sua vida pacificamente. A paz começa com você!” e “Vá em frente! Se você começar, outros vão acompanhar e contar com harmonia”. A unidade não se esqueceu das personalidades que lutaram pela paz, como Nelson Mandela, Betinho, Mahatma Gandhi e Martin Luther King.

A banda CMLV, comandada pelos maestros Jonathan Thomás e Reinaldo, da Escola Municipal Professora Lucia Vianna Capelli, deu show de apresentação. Com uma batida diferente e cativante, o grupo empolgou o público que assistia ao desfile na Praça de Tinguá demonstrando a importâncias das oficinas do Mais Educação do desenvolvimento dos alunos.

A dona de casa Ester Lima Barbosa dos Santos, 67 anos, era uma das mais animadas com a realização do desfile em Vila de Cava e conseguiu um local privilegiado na pista. "Desde que meus filhos eram pequenos que acompanho os desfiles. Agora, eles estão grandes, mas não deixei de acompanhar. O amor à nossa pátria é algo que devemos sempre buscar", concluiu a dona de casa, que acredita ser importante nesses momentos também tratar da paz mundial.

O aluno do 2° ano da Escola Municipal América Xavier da Silveira, Carlos Augusto de Souza, 8, estava nervoso. “Esta não é a minha primeira vez desfilando, mas a cada ano é uma emoção diferente. Sempre desfilei porque gostava e nunca fui obrigado a vir”, disse Carlos. Ao contrário dele, a aluna Yasmin Gomes dos Reis, do 2° ano da Escola Municipal Aminthas Pereira, estava estreando nos desfiles. “Estou animada, mas ao mesmo tempo nervosa. Gostei do clima dos desfiles e quero vir mais vezes”, concluiu Yasmin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário