quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Escola de Nova Iguaçu promove Recital de Piano para Estudantes


Os alunos da Escola Municipal Julio Rabello Guimarães, no bairro Dom Rodrigo, Nova Iguaçu, tiveram uma manhã de quarta-feira (03/10) muito especial. O pianista Marcos Leite, que comemora 30 anos de carreira em 2013, apresentou um recital para os estudantes. O artista tocou músicas eruditas brasileiras e incluiu no repertório obras de Ernesto Nazareth,( “Turbilhão de Beijos”, “Odeon” e “Alerta!” ) e Franz Ventura (“Estudos em Sol menor Completo”  e “3 noturnos Completos”).  

O piano já não é uma novidade para os estudantes. Alguns participam da oficina no Horário Integral. Para a diretora da unidade, Silvia Regina de Oliveira Dias, é preciso que crianças e adolescentes conheçam novas culturas e instrumentos musicais. “Na aula de artes, os alunos do segundo segmento (6º ao 9º ano) já vivenciam a música clássica. E este recital veio justamente para atrair a atenção dos demais estudantes”, disse Silvia.  
  
Wilson Simonal da Costa, professor de artes na unidade escolar e idealizador do projeto, afirmou que no primeiro momento os alunos ficaram receosos, mas se acostumaram e participam das aulas. “Eu e o Marcos tivemos a ideia de mostrar a música erudita, que é pouco difundida no Brasil, mas possui grandes personalidades, como Heitor Villa-Lobos e Carlos Gomes, que entre diversas obras, fez a ópera ‘O Guarani’. Esse trabalho veio para consolidar a divulgação da música erudita brasileira”, afirmou o professor.  

 Com inúmeras homenagens em sua carreira, como o  Troféu de “Honra ao Mérito” 2008, da Ordem dos Músicos do Brasil do Rio de Janeiro, Marcos Leite disse que tocar para crianças e adolescentes é sempre gratificante.  “Ao contrário do que muitos falam, a música erudita também atrai a atenção dos estudantes. Eles se interessam, mas o que falta é o acesso ao ritmo”, revelou o maestro, que também fez um recital na Escola Municipal Doutor Orlando Mello.

Alunos aprovaram o Recital

Os alunos gostaram da apresentação de Marcos Leite e aprovaram o evento.  Estudante do 5º ano, Mayara Ferreira,  de 11 anos, ouviu atentamente a apresentação e aproveitou para tirar fotos do pianista. “Eu já faço aulas de piano no horário integral e adorei o recital promovido pela escola. Fiquei encantada com a competência do maestro e quero seguir a mesma carreira que ele”, disse Mayara.

Outro futuro pianista que assistiu a apresentação foi Richard Silva, 12 anos, do 6º ano. “Este concerto me fez ver a importância da música erudita também. Acredito que esse evento proporcionará mais um incentivo para que mais colegas participem das oficinas e também queiram seguir a carreira de pianista”, concluiu o aluno. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário