quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Secretária de educação faz visita surpresa em 10 escolas municipais


A Secretária Municipal de Educação de Nova Iguaçu, Aparecida  Rosestolato, visitou nesta terça e quarta-feira, 10 unidades escolares. O objetivo é ver como está à situação física, alimentação e ao mesmo tempo ouvir da comunidade escolar quais as necessidades da escola. Desde que assumiu em maio, Aparecida vem recebendo denuncias de irregularidades em alguns locais, o que já resultou na mudança de diretores de quatro escolas.

De acordo com a secretária, as irregularidades vão desde o descumprimento da carga horária de diretores e professores, a má gestão na prestação de contas, o que tem resultado na perda de verbas destinadas aos programas desenvolvidos, como Mais Educação e Escola Aberta, que são depositados diretamente na conta da escola.

É o caso da Escola Municipal Dr. José Fróes Machado, que está sem receber recursos do Mais Educação  porque a antiga diretora não prestou contas dos exercícios anteriores. De acordo com a diretora Michele Castro, a falta destes recursos impede a unidade escolar de oferecer as oficinas do Programa do Governo Federal e de fazer pequenos reparos.   
 “Não estamos fazendo nenhum caça as bruxas. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos nossos diretores, que ficaram anos sem assistência, mas também não podemos fechar os olhos para o que estiver errado”, afirmou a secretária, que recebe reclamações em seu gabinete e por meio da Ouvidoria da Educação, que é um canal direto com pais, professores e diretores.

Na visita desta terça-feira, a secretária ficou satisfeita ao encontrar as escolas em pleno funcionamento e com as despensas cheias. Aparecida aproveitou para conversar com as merendeiras sobre a qualidade dos produtos que estão sendo entregues pelas empresas. Também ouviu os problemas relacionados a obras, como nas Escolas Municipais Althair  Pimenta de Morais, Rui Afrânio Peixoto e José Luiz da Silva, cujos diretores ou adjuntos receberam a secretária.

Das 10 escolas visitadas, o Ciep Municipalizado 325 Austregésilo de Athayde, no Paraíso e Kerma Moreira Franco, em Austin, dois diretores e seus adjuntos não se encontravam na escola.  Também foi visitada a Escola Municipal Professora Aimée Carrero Figueiredo, cuja diretora recebeu e mostrou a unidade escolar para a Aparecida.


Um comentário:

  1. TEM QUE TROCAR NÃO E SÓ 4 DIRETORAS ,TEM QUE TROCAR TODAS! JÁ PASSOU DA HORA DE RETIRAR ESSAS DIRETORAS QUE ESTÃO NO PODER A ANOS,NADA MUDOU NAS ESCOLAS,GESTÃO PESSIMA!CONTINUAM TAPANDO O SOL COM A PENEIRA!

    ResponderExcluir