quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Escola Capitão Silvino de Azeredo lidera ranking do IDEB da Rede Municipal de Nova Iguaçu nos anos iniciais

 
O investimento na formação continuada dos professores e a parceria com os diretores são apontados, pela Secretária de Educação, Maria Aparecida Marcondes Rosestolato, como os grandes responsáveis pelo resultado positivo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas da Rede Municipal de Ensino, que saltou da 85º posição em 2013 para a 5º posição no ranking da educação no Estado do Rio de janeiro.

O Ranking demonstra ainda que das 31 escolas que alcançaram a meta, 25 ultrapassaram a projeção. Embora 63 não tenham chegado ao número traçado, chegaram próximo do idealizado pelo INEP, o que representa 58%.      

“Investimos em compra de material, mas nada seria possível se os professores e diretores não tivessem abraçado a causa. Só temos a agradecer a esses bravos profissionais que acreditam na libertação pela educação”, agradeceu a secretária.
Quem acessa a página do INEP e faz a pesquisa por escolas de primeiro ou segundo segmento pode comparar os resultados dos últimos dois anos. Na avalição do e 5º anos, o município saiu da posição de 3.9 para 4.7, um crescimento comemorado por toda a equipe pedagógica.  Algumas escolas chegaram perto da meta projetada para 2021, é o caso da Escola Municipal Capitão Silvino de Azeredo, que obteve a maior nota do primeiro segmento com 6.2, a um décimo apenas da meta para daqui a cinco anos, que será de 6.3.

E ela não foi a única a ultrapassar a projeção de 2015. As Escolas Municipais Capistrano de Abreu e Alice Couto também estão comemorando os bons resultados. A primeira alcançou a nota 5.5, a mesma exigida para 2017. Já a Alice Couto obteve a nota de 5.1, acima da projeção de 2017, que é de 5.1. Por conta desses resultados, o prefeito Nelson Bornier agradeceu, por meio de carta, a secretária de Educação, aos professores e diretores das escolas.

No segundo segmento, as Escolas Municipais Alfredo Pereira de Magalhães e Governador Leonel  Brizola obtivem as notas   4.6 e 3.8 respectivamente. Ambas ultrapassaram suas metas para 2017.

“É meu dever agradecer a todos vocês por esta conquista, pois foi com o esforço coletivo que conseguimos colocar Nova Iguaçu no topo da educação.  A cidade agora ostenta o título de primeira colocada em termos de percentuais nas cidades da Região Metropolitana, com acréscimo de 21% na avaliação de seus alunos”, agradeceu o prefeito Nelson Bornier.

Trabalho de equipe
Para a diretora da Escola Municipal Capitão Silvino de Azeredo, Giceli Adriana Avelar Dias, o preparo dos alunos têm que começar na educação infantil. “Não nos preparamos para a prova Brasil no ano da prova, mas sim antecipadamente e por isso conseguimos esse resultado, que teve  a parceria com a Secretaria de Educação que nos enviou material e fez formações com os professores”, comemora  ela.  Ela contou ainda que envolveu os pais e premiou com medalhas os alunos com as melhores notas.



Quem também está feliz é a equipe pedagógica da Escola Municipal Capistrano de Abreu. “Nossa proposta é fazer os alunos se acostumarem com o IDEB. Há alguns anos trabalhamos com todas as oficinas do  Mais Educação, Incentivo à Leitura. Nossos professores aderiram as formações propostas pela Secretaria de Educação”, contou a  diretora Bárbara Ferreira Barreto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário