segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dois mil alunos participarão da colônia de férias da Prefeitura



Handbal, vôlei, atletismo, pique e muitas brincadeiras estão entre as atrações da colônia de férias que acontecerá em 10 escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. A abertura será no dia 15 de janeiro com festival de pipas e jogos recreativos, em Iguassu Velho, durante as comemorações de 178 anos da cidade. As atividades esportivas e recreativas serão realizadas por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Esporte e Lazer (Semel). Para participar, os estudantes deverão se inscrever em uma das escolas onde acontecerão as atividades.
A meta é atender a 200 crianças por núcleo, num total de dois mil alunos. Os núcleos serão formados em 10 Unidades Regionais de Governo (Urgs). Sendo que a Urg Centro terá dois núcleos. Os 50 primeiros inscritos, em cada núcleo, participarão da festa de abertura de 178 anos da cidade, em Iguassu Velho.

De acordo com Rafael Reina, Coordenador de Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, as inscrições acontecerão nos dias 13 e 14, das 8h às 14h. Já a colônia de férias será das 8h às 11h40. Segundo ele, ao chegar as unidades escolares os estudantes farão lanche e depois participarão de oficinas futsal, mambol, peteca, entre outras atividades.

As atividades serão realizadas nas escolas municipais Amazor Vieira Borges
Monteiro Lobato, Terezinha Xavier, CIEP 071 Maximiano Ribeiro da Fonseca, Darcilio Ayres, Leonardo Carielo, Walfredo da Silva Lessa Lessa, Profª Irene da Silva, Janir Clementino e Barão de Tinguá.

Matrículas da rede municipal de Nova Iguaçu começam dia 11

Os pais e responsáveis devem ficar atentos ao calendário de matrículas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu, que para o ano letivo de 2011 tem uma previsão de cerca de 19 mil novas vagas. A primeira etapa do cadastro começa no próximo dia 11 e vai até o dia 14 de janeiro. Serão três etapas de matrícula, sendo que a segunda fase vai de 24 a 28 do mesmo mês.

O terceiro momento irá de 7 a 11 de fevereiro. De acordo com o novo calendário escolar todos os alunos serão matriculados no horário integral, que oferece atividades pedagógicas de esporte, capoeira, lazer, oficinas de artes e reforço escolar que foram integrados ao currículo escolar. “Nossa meta é oferecer ensino de qualidade e criar condições para que a nossa rede escolar ofereça o maior número de vagas possível”, disse a secretária de Educação, Dilcéia Quintela.

A primeira etapa das matrículas vai efetivar os alunos pré-matriculados no período de 3 a 30 de novembro e que conseguiram a vaga na escola pretendida. A listagem com os nomes dos estudantes estará fixada nas escolas. O segundo momento de matrículas é destinado aos estudantes que embora tenham indicado a unidade escolar da sua preferência não conseguiram na primeira etapa a vaga na escola escolhida. As transferências e os casos não contemplados nas primeiras e segundas etapas do cadastro serão tratados na terceira fase, que será realizada em pólos a serem criados posteriormente e divulgados com antecedência.

Documentos

No ato da matrícula é necessária a apresentação dos seguintes
documentos: duas fotos 3x4, cópias e originais da certidão de
nascimento; identidade e CPF (dos responsáveis), original do histórico
escolar ou declaração de escolaridade constando à última série
concluída e ano de sua conclusão (válido por 30 dias), comprovante de
residência atualizado, caderneta de vacinação do aluno menor de sete
anos, cartão do SUS do requerente.

A falta de qualquer um dos documentos não impede a efetivação da
matrícula, mas os mesmos deverão ser apresentados num prazo de 30
dias. Outro dado importante é que até 30 dias após o início do ano
letivo os responsáveis devem enviar a unidade escolar o Fator RH do
aluno (tipagem sanguinea).

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Papai Noel entrega presente para alunos do Ciep 022


Papai Noel fez a alegria de mais de 300 crianças do Ciep Municipalizado 022 Getúlio Vargas, no bairro da Luz. O bom velhinho chegou de helicóptero, às 13h, pilotado pelo professor de educação física da escola, André Ito. Antes da chegada de um dos principais símbolos natalino, a ansiedade tomava conta dos estudantes que não tiravam os olhos do céu.

A maior preocupação da meninada era com a possibilidade de a chuva ameaçar a visita de Papai Noel, que chegou carregando muitos presentes. Até mesmo os pais dos estudantes passaram na escola para tirar fotos da festa de Natal e também com o Papai Noel, é claro.

De acordo com a diretora do Ciep, Kelly Souza, todas as crianças receberam presentes, que incluíam bolas, petecas, dominó, quebra-cabeças, jogo da memória, entre outros brinquedos.

Estudantes são presenteados com livros de Machado de Assis



Alunos do 9º ano da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu foram presenteados com uma coletânea de oito livros do escritor e jornalista Machado de Assis. A entrega foi feita pela prefeita Sheila Gama e pela Secretaria Municipal de Educação, Dilcéia Quintela, nesta sexta-feira, dia 17, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Ao todo 1.800 estudantes, de 31 escolas, receberão os exemplares que contém as edições de "Helena", "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba", "O Alienista", "Páginas Recolhidas", "A Mão e a Luva", "Várias Histórias" e "Dom Casmurro".

Para a prefeita, que vem apostando na educação desde que assumiu em abril, os estudantes precisam adquirir o hábito da leitura e assumir um olhar crítico do mundo. "A escola é a base de tudo. Precisamos ser bons leitores. Só assim vocês serão pessoas críticas e participativas", disse a prefeita.

A solenidade contou com as participações do escritor e historiador Ney Alberto de Barros, da diretora do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, Silvia Regina Andrade e do secretário adjunto pedagógico, José Reginaldo Bastos.

De acordo com a secretária de Educação Dilcéia Quintela, a ideia de presentear os alunos com livros de Machado de Assis, é uma forma de reforçar a importância da leitura e ao mesmo tempo apresentar para os estudantes um autor que tem características semelhantes as de muitos jovens. "Machado de Assis estudou em escola pública e teve que trabalhar cedo. Ele retratava muito da realidade em que vivia à época', disse a secretária, salientando que o autor iniciou o realismo no Brasil.

A ação da Prefeitura foi vista de forma positiva por alunos e professores. Para a diretora da Escola Municipal Monteiro Lobato, Rose Mary Pompeu, a iniciativa é louvável. "Achei ótimo. Tenho oito turmas de 9º ano se formando e acredito que este é um bom presente", afirmou. Quem também apoiou a ação foi o diretor da Escola Municipal Janir Clementino, Pedro Fernandes Lopes. "Achei muito boa a iniciativa. Os alunos terão algo mais para guardar, além do certificado", comemorou Lopes, que administra 160 alunos nesta etapa.

Os estudantes também comemoraram. Larissa Garcia de Oliveira e Thais de Oliveira, de 13 e 15 anos respectivamente, se disseram surpresas com o presente. "Ficamos surpresas, mas achamos maravilhoso. A coletânea certamente irá nos ajudar no Ensino Médio", contou Thais. Depois de passar toda sua vida escolar na rede municipal, Anderson Martins, 15 anos, também se sentiu homenageado. "Sempre estudei na rede e este presente vai me ajudar a dar continuidade ao meu hábito de ler. Estou feliz", disse o menino.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Centenas de estudantes participaram do I Encontro de educação integral


O I Encontro de Educação Integral da Prefeitura de Nova Iguaçu transformou a Vila Olímpica em um espaço de múltiplos saberes e belas manifestações culturais neste sábado dia 11/12. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação reuniu ainda as Secretarias de Cultura e de Esporte e Lazer, que ajudam a compor o programa de horário integral da cidade, além da Secretaria de Comunicação que deu total apoio ao encontro. O coral Vozes do Silêncio e o balé do horário integral do Centro de Educação Especial Paul Harris foram os primeiros a se apresentarem, emocionando a todos pela superação e alegria.

Em nome da Prefeita Sheila Gama, a Secretaria Municipal de Educação, Dilcéia Quintela agradeceu aos professores e diretores pelo empenho para que o Natal dos Sonhos, com produtos reciclados, apresentado no Paço Municipal, e o Encontro de Educação Integral tenham sido realizados. "Nosso esforço é para que no ano de 2011 possamos implementar a educação integral com muito mais força no nosso município", afirmou Dilcéia, ao acompanhar as atividades.

Ao todo, se apresentaram alunos de 108 unidades escolares que oferecem os programas de horário integral do Programa Mais Educação e do Escola Aberta, que oferece atividades para alunos e a comunidade nos finais de semana. Ambos são programas do governo federal em parceria com as prefeituras.

Todas as apresentações foram marcadas pela empolgação dos estudantes, familiares e professores. Embora não houvesse clima de competição, os gritos de força para os colegas mais pareciam com os de uma torcida organizada. Foi assim com os grupos de dança da Escola Municipal Marinete Cavalcante de Oliveira, com suas coreografias bem ensaiadas. Os meninos da Escola Municipal Hauler Ferreira também fizeram bonito. Apresentaram hip hop e um rap composto pelo estudante Gabriel Rodrigues de Souza, 13 anos.

E não ficou só nisso. A banda de Tambores da Escola Municipal Ivonete dos Santos Alves, o Jongo da Serrinha com as alunas da Escola Municipal Engenho Pequeno, também estiveram entre as mostras. E atração foi o que não faltou. Teve jogo de capoeira, bandas marciais e a famosa boneca Emília, da Escola Municipal José Ribeiro Guimarães, além de outras escolas.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Educação faz seminário para definir novos rumos da educação integral

Cerca de 200 professores participaram nesta quinta-feira, dia 09, da continuidade do I Seminário de Educação Integral da Prefeitura de Nova Iguaçu. O último encontro aconteceu no dia 23 de novembro no CIEP 071 Maximiano da Fonseca. O evento tem com objetivo a construção coletiva de reestruturação da educação integral na rede municipal de ensino. “Este é um momento importante de discussão coletiva sobre a educação integral em nosso município. A escola deve ser um lugar de aprendizagem e de aquisição do conhecimento”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Dilcéia Quintela.

A secretária lembrou ainda do compromisso da prefeita Sheila Gama com a educação integral. A idéia é trabalhar de forma que os estudantes permaneçam na escola por um período de oito horas, mas que seja vista de forma única onde os alunos e os profissionais sintam-se bem. Desde o primeiro encontro vem sendo proposto que a educação integral seja realizada dentro de novos parâmetros de carga horária, currículo, planejamento e recursos humanos.

O seminário teve como mediador o secretário adjunto pedagógico, José Reginaldo Bastos Cruz, que apresentou as idéias de educação integral do professores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. Também foram mostradas as concepções de educação com focos na escola e no entorno da escola. O primeiro caso, por exemplo, facilita a diversificação da linguagem ao longo do dia, enquanto o segundo tem a idéia de cidade educadora com múltiplos espaços de construção do saber.

Após a apresentação, no bloco k, da Universidade de Iguaçu (UNIG), os diretores adjuntos, orientadores educacionais e pedagógicos se reuniram em grupos de discussões. “Achei ótimo poder opinar sobre as questões abordadas aqui. Defendo a integração de toda a escola. Tem que acabar a visão de que uma equipe é do horário integral e a outra do horário regular”, defende a diretora adjunta da Escola Municipal Hauler Ferreira, Leila Aguiar.

Para os professores o reforço escolar não pode ser isolado. Deve existir um momento para avaliação, reflexão e planejamento com os monitores, professores regentes e a equipe pedagógica, a fim de dar subsídios ao monitor para que o trabalho seja direcionado e coletivo. “É importante atuar com foco nas habilidades, competências nas oficinas, a partir dos conteúdos programáticos desenvolvidos em sala de aula”, disse um professor.



Representando a reitoria da universidade, o professor Júlio César da Silva falou de experiências na educação integral e disse que a Unig está aberta para os projetos educacionais do município. Ele chegou a dizer que alunos da instituição poderiam participar do projeto e propôs uma linha de pesquisa na área. Já o representante da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Rafael Reina, falou do reconhecimento do esporte dentro do programa de horário integral da Prefeitura. A Semel é uma das secretarias parceiras da educação.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sheila Gama abre Natal dos Sonhos com apresentações culturais


O Natal dos Sonhos, aberto oficialmente pela prefeita Sheila Gama, nesta segunda-feira, transformou o Paço Municipal de Nova Iguaçu num verdadeiro palco. Nele aconteceram apresentações de balé e de música dos pontinhos de cultura e do coral do Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI). O evento terá continuidade nesta terça, dia 07, a partir das 15h, e contará com a participação de mais 60 escolas municipais, que durante quatro meses desenvolveram oficinas de reciclagem com professores e estudantes. O resultado do trabalho poderá ser visto durante a celebração, nas árvores feitas de latas, garrafas pet, presépios, guirlandas, bonecos de neve e outros símbolos natalinos produzidos com material reciclado.

“Este é o Natal dos Sonhos. Natal de Luz. Acima de tudo é momento de agradecer a Deus. Pela vontade de dele sou prefeita de uma cidade cujo o povo é maravilhoso”, disse a prefeita. Sheila acrescentou que nos oito meses de governo conseguiu muitas conquistas baseadas no respeito aos trabalhadores, como a regulamentação dos mototaxistas, a lei de ampliação da licença maternidade para 183 dias e o abono das faltas dos professores grevistas. O Natal dos Sonhos também vai premiar quem melhor decorar casa, condomínio e ruas. Também nesta segunda-feira foi inaugurada a iluminação natalina do Paço Municipal.

Para a secretária de Educação Dilcéia Quintela, todo o trabalho realizado por ela e equipe só tem sido possível por conta do apoio total da prefeita. Ela agradeceu aos colegas secretários, aos professores e diretores pelo empenho na elaboração das oficinas e produção das peças natalinas. “Esse Natal mostra que podemos tirar da natureza aquilo que a prejudica”, disse Dilcéia. Ela percorreu os 30 estandes acompanhada da prefeita Sheila Gama, que ganhou guirlandas e outros presentes das escolas.

O bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin abençoou a solenidade. “Quero lembrar a celebração do Natal e parabenizar a ideia bonita de transformar o que seria lixo nestas coisas maravilhosas”, disse Dom Luciano, que recebeu um presépio de presente da Escola Municipal Douglas Brasil. A solenidade contou com a participação dos secretários municipais, empresários e do vereador, Marcos Rocha, que representou a Câmara de Vereadores. O estudante Evandro Santos, 10, anos, representou todos os alunos da rede.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Arte e cultura africana em encontro da educação de Nova Iguaçu


Manifestações culturais como o Jongo, capoeira, samba e até “memórias” de moradores que vivem no entorno das unidades escolares estiveram presentes no IX Encontro de Incentivadores da Palavra, realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O evento que teve como convidado o escritor Júlio Emílio Braz, autor de várias obras literárias voltadas para valorização da cultura afro, foi aberto pela secretária de educação, Dilcéia Quintela e pelo secretário Adjunto Pedagógico, Reginaldo Bastos Cruz.

Dilcéia assistiu a apresentação da banda de fanfarra da Escola Municipal Altair Pimenta de Morais e elogiou o trabalho realizado pelos incentivadores da palavra, que expuseram em cartazes, mascáras africanas, bonecas de tecido e textos fragmentos da cultura africana. “Tenho que parabenizá-los pelo trabalho e empenho na disseminação da Lei 10.639. Temos que lembrar, como li em cartaz exposto aqui, que este país é construído por muitas mãos”, disse a secretária.

A Lei 10.639 tem com um dos objetivos o resgate da história africana como forma de mostrar a riqueza cultural deste povo. Para o escritor Júlio Emílio Braz, trata a cultura africana em seus livros, escrever sobre a temática leva, principalmente, o aumento da auto estima e o reconhecimento.

O encontro da Universidade Geraldo di Biasi teve apresentação de vídeos e do trailler do curta metragem produzido pela Escola Municipal Manoel João Gonçalves, que retrata a história de uma menina que não aceitava sua raça e a partir de um encontro com sua cultura de origem reconhece sua identidade africana. Além disso, alunos desta mesma escola fizeram uma apresentação de jongo e capoeira. O encontro foi organizado pelas professoras Jussara Alexandre. Vanessa Gnish e Ana Paula Cerqueira, do Departamento Pedagógico da Semed.


Alunos de cinco escolas foram premiados com livros por relatarem em redação histórias que resgatavam elementos da cultura africana, como religiosidade, cânticos e alimentos. A professora Aline Cristina Vieira se emocionou ao ler o texto dos alunos André Luiz dos santos e Monaliza Belarmino da Silva, que contavam a história de vida do professor da banda da escola. “As crianças se identificaram com a história dele e pediram para escrever sobre ele”, contou Aline.

Na Escola Municipal Altair Pimenta de Morais a premiação foi para o estudante Endrius Alves Pereira. Também foram premiados os alunos Mirela Martins Barbosa, Joyce Oliveira Alves, Milena Cabral e Lucas dos Santos Vitor, das Escolas Municipais Ruy Afrânio Peixoto, Dom Adriano Hipólito, Mascarenhas de Moraes e Júlio Rabelo, respectivamente.

Prefeitura abre concurso para remoção de professores e funcionários da educação

Estão abertas até esta sexta-feira, dia 03, as inscrições para o concurso de remoção para professores e funcionários efetivos do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação. As inscrições estão sendo realizadas nas unidades escolares onde os servidores estão lotados. De acordo com o edital publicado no D.O. de sábado, dia 27, profissionais que estejam de licença para tratar de assuntos particulares, a disposição, em estágio probatório ou readaptado não poderão concorrer às vagas.

No ato da inscrição o candidato terá que apresentar cópias da identidade, CPF, declaração emitida pelo diretor geral da escola atestando o exercício da função por dois anos e a freqüência do servidor pelo prazo de um ano.

A classificação dos servidores será pela atuação funcional cadastrada no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e atestada pelo diretor da unidade escolar. Além disso, contará ponto o tempo de serviço, assiduidade e período de permanência na mesma unidade escolar. A pontuação varia de dois para quem tem três anos de serviço e dez para quem tem acima de 10 anos de casa. No caso das faltas injustificadas a variação vai de dez a um. Já o tempo de permanência na unidade escolar vai de um a 10 pontos.

O tempo de permanência de forma ininterrupta na unidade escolar, maior pontuação na assiduidade e maior idade dos professores e funcionários serão usados no critério de desempate, em caso de empate na pontuação. A classificação será divulgada no dia 11 de dezembro por meio do D.O.. Já a escolha de vagas poderá ser feita no dia 16 na Secretaria Municipal de Educação, na Rua José de Alvarez, 330