sexta-feira, 27 de maio de 2011

Secretária faz balanço positivo da Educação


A Secretária de Educação de Nova Iguaçu, Dilceia Quintela, fez um balanço de um ano de sua gestão, completado nesta quinta-feira, dia 26, ao dar entrevista ao programa Perfil da Baixada. Os principais pontos da entrevista foram às informações sobre as contratações de merendeiras e vigias e professores, logo no início do governo Sheila Gama. A secretária atribuiu o sucesso das conquistas ao de ser a educação uma das prioridades do atual governo. Ela aproveitou para falar das obras de construção, reforma e ampliação de escolas, como a Escola Municipal Souza e Melo, que será inaugurada na próxima terça-feira, dia 31, ás 15h, em Austin.

“Quando a prefeita chegou aqui em abril, e eu cheguei logo depois, encontrou um quadro de falta de merenda, professores e vigias para as escolas. Ela encaminhou uma mensagem à Câmara de Vereadores, que autorizou o aumento das dobras para até mil professores e a contratação de merendeiras auxiliares e vigias”, enfatizou a secretária, lembrando que foram convocados mais de 800 professores do concurso do ano de 2007.

O radialista Gabriel Barbosa destacou a forma de trabalho da secretária, que sempre lembra as parcerias e não esconde as dificuldades e os problemas enfrentados na área da educação. Nesses 12 meses, Dilceia falou das parcerias importantes com todas as secretarias, principalmente as da Cidade, Esporte e Lazer, de Assistência Social e Prevenção a Violência e a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu, Cultura e Turismo, Meio Ambiente e Saúde.

Segundo a secretária, a retomada de obras antes paralisadas como as das Escolas Municipais França Carvalho, Pera Flor, Ana Maria Ramalho e a ampliação e reformas das Escolas Municipais Souza e Melo e Altair Pimenta de Morais, que junto com a Escola Municipal Leonel de Moura Brizola possibilitou o fim da carência de mais de mil alunos em Austin. No total, são 36 novas salas que permitiram a inclusão de cerca de 4 mil novas matrículas na rede.

A Secretária lembrou ainda das reformas da Casa da Criança Getúlio Vargas e do CIEP 022, que hoje abriga também os alunos da Escola Municipal Marinete Cavalcante de Oliveira, que Dilceia deixou claro que as obras serão retomadas. “Vamos reconstruir a escola e entregar a comunidade até fevereiro do ano que vem”, afirmou, fechando o balanço falando da compra do mobiliário comprado para as escolas que receberam fogões, carteiras, armários e utensílio de cozinha.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ação social do Brasil Alfabetizado reuniu mais de duas mil pessoas


A ação social do Programa Brasil Alfabetizado realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, reuniu mais de duas mil pessoas neste sábado, 21 de maio na Escola Municipal Monteiro Lobato. Só para se ter ideia, foram concedidas 195 isenções para 1º e 2º vias da emissão de certidão de nascimento 297 atendimentos na área de saúde e 219 emissões de carteira de identidade, incluindo 1º e 2º vias e 103 pedidos de cadastramentos no Bolsa Família entre outras coisas.

A prefeita Sheila Gama percorreu, ao lado da Secretária de Educação, Dilceia Quintela, as salas e conversou com as pessoas que buscavam os diversos serviços. A prefeita falou do investimento que vem fazendo na educação desde que assumiu o governo a pouco mais de um ano.

“Nosso governo está investindo em educação e acessibilidade. Hoje temos uma universidade pública em Nova Iguaçu e nossos jovens podem sonhar em entrar para uma faculdade”, declarou a prefeita, enfatizando que a ação social é um ato importante de cidadania para a população menos favorecida. O Brasil Alfabetizado, que é um programa do Governo Federal em parceria com a prefeitura, tem atualmente 3.200 alunos em 254 turmas.

De acordo com a Secretária de Educação Dilceia Quintela, a ação social surgiu pela necessidade dos alunos continuarem os estudos, já que muitos deles não possuem a documentação exigida nas escolas e em outros setores da sociedade. Ela lembrou as dificuldades encontradas pela prefeita na área da educação, como falta de merenda, de professores, merendeiras e vigias. “Hoje temos uma das melhores merendas do Estado. Passamos de 34 para 83 itens no cardápio alimentar”, enfatizou a secretária.

Atendimento

Moradora de Mesquita, a auxiliar de enfermagem aposentada, Maria Célia Fonseca de 62 anos, não perdeu tempo. Fez limpeza de pele e se cadastrou em um curso pré-vestibular, já que pretende conquistar uma vaga de serviço social em uma universidade. Já Pablo Mendonça, 25 anos tirou foto já saiu com a carteira de trabalho. “Estou trabalhando e preciso do documento para ser efetivado”, contou o rapaz enquanto segurava o filho de apenas um mês no colo.

Os estudantes Wallace Araújo da Silva, 13 anos e Suelen Tavares 15, foram em busca da 1º da carteira de identidade. “Fiz foto, carteira identidade e exame de vista. Foi ótimo o serviço”, disse o estudante e morador de Jardim Nova Era.

O evento teve as parcerias do Sesi/Senai, com 169 inscritos em cursos gratuitos, da Embelleze, com 55 atendimentos, do ônibus da Alerj, do Detran, da Secretarias de Saúde (Semus), de Cultura (Semctur), de Trânsito (Semtesp), de Trabalho e Emprego (Semte), de Esporte e Lazer (Semel) e de Assistência Social e Proteção à Violência (Semaspv).

Também contou com as presenças dos vereadores Carlos Ferreira, Thiago Portela e Vilma Aguazul, dos Secretários de Trânsito e Serviços Públicos, Rholmer Abreu Louzadas, de Esporte e Lazer, Sandra Maria da Silva, Chefe de Gabinete da prefeita, Sandra Gusmão, do Coordenador Geral das Subprefeituras, Jubiraci Alves dos Santos, dos secretários adjuntos de Educação, José Reginaldo Bastos da Cruz, Reinaldo Moreira, da Coordenadora de Projetos Especiais, Marciana Moreira e do Coordenador dos Conselhos Municipais, Luiz Henrique Ribeiro dos Santos.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bullyng é tema de palestra em Dia da Família na Escola Ruy de Queiroz

Seguindo a proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu de acabar com o bullying e a violência nas escolas, a Escola Municipal Professor Ruy de Queiroz (Jacutinga) aproveitou o “Dia da Família na Escola”, realizado nesta quarta-feira, dia 18, para conscientizar os pais e estudantes sobre o tema. Os professores fizeram palestra para os 320 estudantes, do 1º ao 5º ano e para cerca de 150 responsáveis, já que um caso de bullying foi registrado entre os alunos. O objetivo do encontro foi promover integração entre a escola e os pais.

De acordo com a Secretária de Educação Dilcéia Quintela, a orientação do Departamento Pedagógico é que as escolas aproveitem os projetos já existentes para debater a questão do bullying. “Já proibimos a entrada de vendedores de livros e queremos acabar com a presença de estranhos nas escolas”, disse a Secretária.

O foco da palestra realizada na Escola Municipal Professor Ruy de Queiroz foi a informação. “A proposta é conscientizar os alunos sobre a importância da convivência em harmonia com os colegas”, explicou a orientadora educacional Márcia Helena Melo. Ela contou que os estudantes assistiram ao vídeo “Criança vê, criança faz”, que enfatiza a importância da educação dada pelos pais.

De acordo com Márcia Helena, além das palestras, os responsáveis e estudantes participaram de uma dinâmica de grupo onde opinaram sobre horário integral, responsabilidade, funções da escola e participação.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Educação faz ação social com emissão de documentos em Nova Iguaçu

Com o objetivo de resgatar a cidadania dos mais de três mil alunos do Programa Brasil Alfabetizado, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove, neste sábado dia 21, uma ação social a partir das 9h, na Escola Municipal Monteiro Lobato (Centro). O evento será aberto pela prefeita Sheila Gama e pela Secretária Municipal de Educação, Dilceia Quintela e contará com as parcerias do Sesi/Senai, Fundação Leão 13, Detran, Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, do ônibus da Alerj entre outras instituições.

Quem for ao local terá serviços gratuitos de emissão de documentos como carteira de trabalho e de identidade, cadastramento no Bolsa Família, verificação de pressão arterial, isenção de 2º via de documentos, aplicação de flúor, corte de cabelo, assistência jurídica, cadastramento de currículos para a indústria de café Pimpinela, inscrição em cursos gratuitos no Senai, exame de vista e teste de glicemia.

De acordo com Marciana Moreira, Coordenadora de Projetos Especiais da Semed, a ação é uma comemoração pela alfabetização de mais de 20 mil pessoas desde o ano 2006. “É uma confraternização entre alfabetizadores, alfabetizandos, famílias e a comunidade de um modo geral. E a forma que encontramos para comemorar foi com uma ação social para levar cidadania aos nossos alunos”, afirmou Marciana.

O Brasil Alfabetizado é um programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com as Prefeituras, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos a partir de 15 anos de idade. Atualmente, o programa tem 218 turmas na cidade e um total de 3.217 alunos estudando em associações de moradores, igrejas e residências.

O evento contará com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde (Semus), de Trabalho e Emprego (Semte), Universidade Iguaçu (Unig) que aplicará flúor nas crianças e Embelleze com serviços de beleza.

Alunos da E.M. Orlando Mello fazem passeio cultural


Alunos do 4º ao 9º da Escola Municipal Doutor Orlando Mello tiveram uma aula diferente nesta terça-feira (17/05). Ao todo 169 alunos visitaram os museus Aeroespacial, Histórico Nacional e o Forte de Copacabana. O passeio foi acompanhado por professores e monitores do horário integral. A aula-passeio visa a resgatar a memória histórica, os fatos, descobrimentos e invenções valorizando a cultura e a sociedade brasileira.

No Museu Aeroespacial os alunos visitaram a sala Santos Dumont, o 14 Bis e tiveram contato com balonismo e paraquedismo. As carruagens Imperiais e as exposições multimídias que resgatam a história nos aspectos geográficos, físicos, históricos e a ciência chamaram a atenção da meninada no Museu Histórico Nacional. Outro ponto forte do passeio foi o encontro dos estudantes coma história do Brasil desde a época do descobrimento e ainda a bela visão do Campo de Marte, no Forte de Copacabana.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Alunos do Ciep 022 aprendem gentileza e fazem grafitagem na escola


Com a proposta de promover uma reflexão de como atitudes de gentileza podem mudar o ambiente escolar, o CIEP 022 – Presidente Getúlio Vargas realizou no último sábado, dia 14, o projeto “Gentileza gera Gentileza”. O evento reuniu 300 pessoas em atividades de grafitagem, palestras na área da saúde, vacinação contra gripe, tratamento de beleza, decupagem e oficinas de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais),

A oficina de LIBRAS foi ministrada pelas professoras Gisele Peregrino e Jaqueline Cosendy, que é doutora em linguagem de sinais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Segundo Gisele, a oficina tinha como objetivo apresentar o alfabeto e ensinar os estudantes a se comunicar com os colegas com deficiência auditiva.

O projeto “Gentileza gera Gentileza” começou no início do ano com a meta de resgatar o cuidado dos estudantes com a escola e com os colegas. Segundo a diretora geral, Kelly Cristina Souza, apesar da resistência inicial os estudantes entenderam e entraram de cabeça na proposta. “Resgatamos um projeto que já foi feito há alguns anos na rede municipal. Queremos fazer com que os nossos alunos sejam mais gentis e cuidem do espaço escolar e da comunidade”, afirmou Kelly.

A dona-de-casa Ailce Nery de Oliveira, 49 anos, assistiu a apresentação do filho Douglas Nery, aluno do 2º ano. “Desde cedo ensinei meu filho a respeitar os professores e os colegas. Faz muita diferença na sociedade o respeito entre as pessoas”, falou Ailce. Já Débora Ramos, do 5º ano aprendeu ao pé da letra o que é ser gentil. “ Ser gentil é ter gratidão, amor e compaixão com o próximo”, concluiu Débora.

O casal Arlinda e Pedro Oliveira, de 74 e 65 anos, fizeram teste de glicemia e pressão arterial. “É importante a escola abrir as portas para a comunidade. Fomos orientados a evitar alimentos gordurosos e açúcar”, disse Pedro. A ação da escola contou as participações das Secretarias Municipais de Assistência Social e Prevenção da Violência (Semaspv), de Saúde (Semus), da Coordenadoria da Mulher e da Compactor que participou com oficinas de desenho e decupagem.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Alunos da rede municipal participam da Exposição Itinerante “João Cândido - A luta pelos direitos humanos”


Pelo menos 3 mil alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu, participarão da exposição itinerante “João Cândido - A luta pelos direitos humanos”. A abertura será nesta quarta-feira, dia 12, das 10h às 11h, na Escola Municipal Professora Venina Corrêa Torres e seguirá até 6 de junho em outras quatro unidades escolares. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de educação (Semed)com a Fundação Banco do Brasil e a Petrobrás.

O evento faz parte da proposta curricular que incluiu a Lei 10.639/03 que trata do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. A exposição conta a vida e a importância de João Cândido, líder da revolta da Chibata, que em 22 de novembro de 1910 reivindicou por melhores condições de trabalho para os militares que eram punidos com 25 chibatadas ao cometerem faltas graves.

As escolas da rede apresentarão os trabalhos com a temática: a luta pelos direitos humanos. Segundo a assessoria de formação da Semed, a expectativa é abrir espaço para a valorização da cultura e provocar reflexões entre os alunos e a comunidade escolar. A escola está localizada na Rua João Batista Rodrigues, 182 (Califórnia) em Nova Iguaçu.

As próximas exposições acontecerão nas Escolas Municipais Ivonete dos Santos Alves (18/05), Professor Márcio Caulino (24/05), Manoel João Gonçalves (30/05) e Pêra Flor (06/06).

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Educação realiza encontro com conselheiros escolares

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) realiza nesta quarta-feira, dia 11 de maio, no Centro de Formação de Líderes (Cenfor) o encontro "Conselho Escolar, na mobilização da Educação Integral". O objetivo do evento é mostrar a importância do Conselho Escolar no acompanhamento das ações do horário integral e é voltado para 250 conselheiros dos segmentos dos pais e professores de 125 escolas municipais da cidade, que têm um total de 1.600 conselheiros.

O secretário-adjunto pedagógico da Semed, José Reginaldo Bastos da Cruz, acredita que o Conselho na escola cria um espaço mais democrático e favorável à promoção da educação integral. "Quando existe uma participação de todos os segmentos no processo de gestão escolar, o maior beneficiado é o estudante", afirmou.

Embora os conselhos escolares sejam formados por pais, professores, alunos e funcionários, a escolha de apenas dois segmentos para o seminário foi feita de forma estratégica. Segundo Aparecida Alves, coordenadora dos Conselhos Escolares, os pais ajudam na mobilização para a adesão ao horário integral. Já os professores têm a tarefa de incentivar as crianças a permanecerem na integralidade.

"Os conselheiros precisam ajudar na mobilização e entender a importância do horário integral para o ensino dos estudantes", afirmou Aparecida. Os conselhos escolares foram eleitos em votação direta nas escolas e têm como principais funções auxiliar a gestão da escola nas decisões administrativas.

O Centro de Formação de Líderes (Cenfor) fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 8, Moquetá, próximo ao Sesc de Nova Iguaçu.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Sheila Gama inaugura E. M. Governador Leonel de Moura Brizola


Em clima de festa, a prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, inaugurou, No último sábado, em Austin, a Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola. Saudada pela comunidade, a prefeita falou do esforço de seu governo para quitar as dívidas e do empenho para que a educação seja um marco de sua administração. “É um prazer inaugurar uma escola com o nome de um homem fantástico. Esta escola será um diferencial para a cidade. O primeiro bloco só tinha sete salas e passou para 21”, enfatizou a prefeita. A inauguração contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Sheila Gama – que também é professora - falou ainda da importância da parceria com o Poder Legislativo que tem sido importante para o sucesso das ações do governo. A prefeita enfatizou que terminará a obra da Escola Municipal Marinete Cavalcante, cujos alunos estudaram durante três anos em um galpão e hoje estão provisoriamente no CIEP 022 Getúlio Vargas.

Já a secretária Municipal de Educação, Dilceia Quintela, agradeceu a parceria do secretário da Cidade e presidente interino da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), José Rogério Bussinger, pela conclusão da escola. Ela falou do compromisso da prefeita na implementação do horário integral e com a infraestrutura das escolas, que estão recebendo novos freezers, fogões, carteiras, armários de aço e uniformes, que começaram a ser entregues nesta segunda-feira (09/05), na escola Leonel Brizola.

“Ao assumir o governo, a prefeita contratou vigias e colocou em dia o pagamento das merendeiras, que além do atraso era menor que o salário mínimo”, afirmou Dilceia ao fazer um balanço da administração da prefeita na área da educação, onde pôs fim a carência de mais de mil vagas na região de Austin, com a construção da escola e a reforma e ampliação de cinco unidades escolares. Além disso, o cardápio alimentar passou de 33 para 83 itens.

O ministro Carlos Lupi saudou a professora Sheila como a 'prefeita da Educação'. “A educação liberta e informa. Sem educação nenhum povo é livre e independente”, disse Lupi, que recebeu uma placa em homenagem à família do ex-governador Leonel de Moura Brizola.O deputado Brizola Neto enviou um telegrama justificando a ausência e felicitando a prefeita pela homenagem ao avô.

O ministro, a prefeita e a secretária de Educação plantaram uma árvore doada pela Secretaria de Meio Ambiente, em frente à escola.

Coreografias e capoeira

Coreografias, capoeira, maculelê e uma música em homenagem à escola deram o tom da festa, que foi acompanhada por secretários do Governo e pelos vereadores Jorge de Austin, Pastor Wellington, Denilson Ambrósio. Marcos Rocha, Vilma Aguazul, e representantes de universidades. As mães, que tiveram o seu dia comemorado neste domingo (08), também não foram deixadas de lado. Oito alunas das turmas 503 e 404 dançaram ao som da música “Mãe, sinto Deus no seu olhar”.
Emocionada, Evelyn Venuto, aluna do 7º ano, cantou a música que compôs em homenagem à escola. Compositora, a aluna foi convidada pela professora a compor uma música para a unidade em que enfatizou o orgulho de estudar na nova escola.
Já os estudantes das escolas municipais Menino de Deus e Márcio Caulino e banda marcial e Nicanor Gonçalves Pereira também participaram do evento. A primeira com apresentações de maculelê e capoeira do programa Escola Aberta e as demais com coreografias e a Banda Marcial.

Educação realiza encontro com conselheiros escolares para fortalecer horário integral

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) realiza nesta quarta-feira, dia 11 de maio, no Centro de Formação de Líderes (Cenfor) o encontro “Conselho Escolar, na mobilização da Educação Integral”. O objetivo do evento é mostrar a importância do Conselho Escolar no acompanhamento das ações do horário integral e é voltado para 250 conselheiros dos segmentos dos pais e professores de 125 escolas municipais da cidade, que tem um total de 1.600 conselheiros.

José Reginaldo Bastos da Cruz, secretário Adjunto Pedagógico da Semed, acredita que o Conselho Escolar na escola cria um espaço mais democrático e favorável à promoção da educação integral. “Quando existe uma participação de todos os segmentos da escola no processo de gestão escolar, o maior beneficiário disso é o estudante”, afirmou José Reginaldo.

Embora os conselhos escolares sejam formados por pais, professores, alunos e funcionários, a escolha de apenas dois foi feita de forma estratégica. Segundo Aparecida Alves, coordenadora dos Conselhos Escolares, os pais ajudam na mobilização para a adesão ao horário integral. Já os professores têm a tarefa de incentivar as crianças a permanecerem na integralidade.

“Os conselheiros precisam ajudar na mobilização e entender a importância do horário integral para o ensino dos estudantes”, afirmou Aparecida. Os conselhos escolares foram eleitos em votação direta nas escolas e têm como principais funções auxiliar a gestão da escola nas decisões administrativas.

O Centro de Formação de Líderes (Cenfor) fica situado à Rua Dom Adriano Hipólito, nº 8, Moquetá, próximo ao SESC- Nova Iguaçu.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Prefeitura inaugura escola com 21 salas e quadra coberta em Austin

A Prefeita de Nova Iguaçu Sheila Gama e a Secretária de Educação, Dilceia Quintela inauguram no próximo sábado dia, 7 de maio, às 10h, a Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, em Austin. A escola que foi construída dentro dos padrões de acessibilidades tem quatro dos 12 banheiros adaptados para os estudantes com necessidades especiais, além da rampa de acesso e portas mais largas.

Para a secretaria de Educação Dilceia Quintela, a inauguração da escola depois de tanto tempo é uma vitória da Prefeita Sheila Gama, que entregou em setembro no ano passado a Escola Municipal França Carvalho, na Prata, que também estava com a obra paralisada. “A prefeita retomou também as obras das Escolas Municipais Pêra Flor, Ana Maria Ramalho e ampliou as escolas Souza e Melo e Altair Pimenta de Moraes, em Austin”, afirmou a secretária.

A escola localizada na Rua 14 de julho s/n, Austin, foi ampliada de sete para 21 salas, tem quadra poliesportiva, auditório, cozinha, sala de recursos e um Núcleo de Atendimento Especializado. As obras ficaram paralisadas durante quatro anos e foram retomadas no ano passado pela Prefeita Sheila Gama, que mais uma vez orientou aos responsáveis sobre os cuidados com relação à segurança, já que a unidade escolar tem quatro pavimentos.

A escola ganhou grades de proteção nas áreas de uso comum dos estudantes e estão presentes em volta das escadas, rampa e nos gradis de todos os andares, tudo para garantir segurança dos 1.200 alunos do infantil 4 ao 7º ano,que estudam em 34 turmas.

Escolas comemoram Dia das Mães com festa em N.Iguaçu

Apresentação de grupos de dança, coral, gincanas, exposição de mensagens feitas por alunos e palestra marcarão as homenagens ao Dia das Mães nas escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. Comemorado no próximo domingo, dia 8 de maio, o Dia das Mães terá atividades hoje e amanhã (07/05), respectivamente e no dia 20, em homenagem ao dia internacional da família. O objetivo das escolas é estreitar o relacionamento da comunidade escolar com os pais.

Hoje, a partir das 14h, a Escola Municipal França Carvalho (Bairro da Prata) realizará o chá das mães. A estimativa é que 200 mães participem da palestra sobre relacionamento familiar e da apresentação musical e gincanas feitas pelos estudantes.

Segundo Cleide Quintas, coordenadora político pedagógico (CPP) da unidade escolar, este encontro também é para marcar a conquista pela conclusão da obra da escola que ficou quatro anos paralisada. “A inauguração da escola foi uma conquista das mães e acho que este é o momento de agradecê-las por isto”, afirmou Cleide.

Já em Caioaba, os pequenos da Escola Municipal Alice Couto prepararam para o este sábado,dia 7, um mural com mensagens, gincana e apresentação de dança e coral dos alunos do Horário Integral. De acordo com a coordenadora político pedagógico (CPP), Luciana Alvarenga, são esperadas 500 mães. “As mães ficarão emocionados com o que as crianças estão preparando”, afirmou Luciana.

O Dia da Família também será festejado em grande estilo na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monte Sol, localizada no Palhada. Quem participar vai encontrar atividades culturais, gincana com alunos e pais e chá da tarde. Para Angélica Almeida, diretora da EMEI, o encontro homenageia as mães e os demais familiares que muitas das vezes são os responsáveis pelas crianças, como pai, avôs e tios.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Fórum dos Representantes do Ensino de Jovens e Adultos

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoverá nesta terça-feira (03), a partir de 18h, o Fórum dos Representantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O evento será no auditório da Escola Municipal Monteiro Lobato e contará com a participação de aproximadamente 30 Orientadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais da rede de ensino de Nova Iguaçu. O objetivo é a troca de informações e experiências entre os profissionais. O Fórum existe desde 2006 e surgiu com a proposta de ajudar os orientadores que trabalham com o EJA, que tem cinco mil alunos matriculados.

Sheila Gama participa de comemorações pelo Dia do Trabalhador


A prefeita Sheila Gama participou, no último domingo (1º de maio), das comemorações do Dia do Trabalhador na Via Light. O evento reuniu centenas de pessoas e promoveu diversas atividades culturais, além de oferecer serviços sociais gratuitos ao público. Quem esteve no local assistiu a apresentações de dança, capoeira, e uma exposição produzida por alunos da rede municipal. Também foi realizada mais uma edição do programa Livro Livre, e oferecidas oficinas de beleza, orientações de saúde e emissão de documentos.

Durante o evento, Sheila Gama visitou todas as tendas, parabenizando os trabalhadores pelo Dia 1º de Maio. Ela aproveitou a ocasião para enfatizar o papel do governo na promoção de serviços para a população. "Estamos presentes nos bairros com diversas ações sociais, temos o ônibus da saúde, levamos equipes de saúde nas escolas e hoje todas as Secretarias estão presentes para atender o trabalhador, que merece um domingo especial", disse.

Quem passou pelas tendas também teve a oportunidade de participar das oficinas de beleza, com corte de cabelo, limpeza de pele e maquiagem. Além disso, foram oferecidos serviços como o encaminhamento para isenção de taxas para documentação como identidade, certidão de casamento e óbito e emissão de carteiras de trabalho.

Na tenda da saúde foram emitidos cartões do SUS e realizadas ações de prevenção de doenças, como aferição de pressão arterial, orientações sobre a saúde da mulher e DSTs. A equipe da Saúde Bucal atendeu a mais de 90 crianças,distribuindo kits de escovação. A garotada participou ainda de oficinas de pintura livre, bola mania, além de recreação em diversos brinquedos.

Dentro do projeto Livro Livre, o "Pé de Livro" conquistou o público. Bastava escolher um título e "colher" o livro da árvore para levar o exemplar gratuitamente. Ainda durante o evento foram plantadas 200 mudas de laranjeiras no Paço dos Laranjais, que fica no canteiro central da Via Light, próximo à Avenida Nilo Peçanha. Esta ação foi uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo dos Desbravadores com 70 jovens, que antes do plantio receberam uma aula de história local e educação ambiental. Através desta ação, eles entenderam o porquê do plantio, no intuito de resgate histórico, relembrando os áureos tempos dos laranjais de nossa cidade, que naquela época era conhecida como "Cidade Perfume".

Para a comerciante Silvana Medeiros de Araújo, 43 anos, o evento foi completo, já que toda a família pode participar. "Meu filho tirou a primeira via da carteira de trabalho e isto é um grande incentivo para ele que ainda é estudante, mas já pensa no futuro. A minha filha está na oficina de pintura, meu marido acaba de colher um livro e eu vou aproveitar para dar um trato no visual", disse a moradora do bairro Monte Castelo.

Alunos do Escola Aberta e do horário integral dão show

A festa do 1º de Maio na Via Light realizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu teve o reforço de todas as Secretarias do governo. Na área da educação, os alunos das escolas municipais Menino de Deus, professora Venina Correa Torres e a Escola de Dança de Nova Iguaçu deram um show à parte. Quem esteve no local assistiu apresentações de capoeira, balé e makulelê com os alunos do Projovem Trabalhador da Secretaria de Municipal de Assistência e Prevenção à Violência (Semaspv).

Mestre Chacal e os alunos do programa Escola Aberta da Escola Municipal Menino de Deus mostraram vários movimentos da capoeira em dupla e em apresentações solo. A meninada demonstrou a força da cultura afro neste tipo de dança. Já a Escola de Dança de Nova Iguaçu, que é parceira do horário integral, apresentou as peças como o "pas de deux", a escrava e o mercador, com Diego Tozzi, e Alessandra Ferreira, cancan, com as alunas da Escola Municipal Professora Venina Correa Torres. O professor e coreógrafo Gerônimo Basse já está preparando o grupo para participar do Festival Danzaméricas 2011, na Argentina onde já recebeu diversas premiações.

Levadas pelos pais, as crianças que visitaram a barraca da Educação puderam usar a mesa educativa, que auxilia os estudantes na alfabetização e na matemática. Aluno do 1º ano da Escola Municipal Monteiro Lobato, Jeferson da Conceição Custódio, 7 anos, foi um dos que aproveitou a mesa educativa, que está presente em 60 escolas da rede.

“Desde que meus filhos passaram a usar a mesa educativa eles ficaram mais comunicativos com os colegas, já que o equipamento é usado em conjunto”, contou acrescentando que um dos filhos que é deficiente auditivo só sentiu atraído em ficar na escola após passara sala de informática e a sala de recursos.