sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cultura ìndigena será aplicada em todas as escolas


A cultura indígena na sala de aula foi o tema da palestra que 60 professores da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu participaram nesta quinta-feira, dia 28. A meta da Prefeitura é orientar aos educadores a importância de levar para as escolas a cultura indígena, como propõe a Lei 11.645/08. O evento foi realizado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro e faz parte da proposta pedagógica da Secretara Municipal de Educação.

Esta é mais uma ação da Prefeitura que já vem desenvolvendo projetos semelhantes ao tratar nas escolas a História da Cultura Afro-Brasileira. “As escolas já estão aplicando a lei. Na semana passada, por exemplo, a Escola Municipal Getúlio Dornelles Vargas realizou uma excelente exposição para a comunidade em comemoração ao Dia do Índio”, explicou a Secretária de Educação Dilceia Quintela.

A palestrante Maria Iná Inocêncio da Silva, especialista na implementação da lei, falou da importância da conscientização, respeito e valorização à pluralidade étnico-racial. Ela fez uma dinâmica de grupo e contou a lenda do Tucumã - O Surgimento da Noite. Seis índios da tribo Fulnio-O, do município de Águas Belas no estado de Pernambuco, participaram do evento mostrando sua dança, canto e artesanato.

Segundo a psicóloga Tânia Maria de Lima, que trabalha há 21 anos com tribos indígenas, atualmente existem 208 tribos em todo o Brasil que sobrevivem em condições precárias. Para a índia Eliana Gomes da Silva, que também atende pelo nome Thiá-Wewe (estrela que brilha) a lei é importante para que as pessoas não se lembrem do índio apenas no dia 19 de abril.

Alunos assistem peças de Jorge Amado


Pelo menos 600 estudantes assistiram às peças “O Gato Malhado” e “Capitães da Areia”, baseadas nas obras do escritor baiano Jorge Amado, nesta quarta-feira, dia 27, na Vila Olímpica de Nova Iguaçu. Os espetáculos fazem parte do projeto “Um Caminhão para Jorge Amado em Três Momentos”, da Fundação CSN, que a Prefeitura trouxe para a cidade por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação foi destacada pelo secretário-adjunto de Projetos Especiais, Reinaldo Moreira. “Esta é uma oportunidade única para nossos alunos. O fato de mostrar aos estudantes as obras clássicas de Jorge Amado demonstra um dos objetivos da Secretaria, que é o de incentivar a cultura em nossos alunos”, afirmou Reinaldo, destacando o fato de muitos nunca terem ido ao teatro ou lido os clássicos do autor baiano.

O projeto “Um Caminhão para Jorge Amado em Três Momentos” começou no ano passado e substituiu "Um Caminhão para Ziraldo", que percorreu 20 estados durante três anos. Para Symão Francisco de Oliveira, diretor e coordenador do projeto, levar cidadania para as crianças é o que motiva a continuidade do projeto “O teatro deve passar mensagens que sirvam de reflexão para os espectadores. Se isso não é feito, não é teatro”, concluiu Symão, que agradeceu à Semed pelo apoio.

A peça “O Gato Malhado”, voltada para estudantes da Educação Infantil e 1º segmento, retrata a relação de amor entre dois animais completamente diferentes e inimigos naturais: um gato e uma ave, que amadurecem mesmo sofrendo preconceito pelos animais da floresta. Já “Capitães da Areia”, destinada a alunos do 2º segmento e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mostra a preocupação social do autor na década de 30, ao relatar a história dos meninos de rua que povoam e dominam a cidade de Salvador.

As duas encenações empolgaram a garotada que aplaudiu a cada momento das peças. Aluna da educação infantil da Escola Municipal Monteiro Lobato (Centro), Letícia, 5 anos, assistiu pela primeira vez uma peça de teatro. “Gostei muito de tudo. Principalmente da Rosa, porque ela é bonita e encantadora”, disse a pequena. Para o diretor da Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, Levi Lima, a peça é o momento para os alunos conhecerem a cultura e os autores do país. “Acredito que estas atividades potencializam a capacidade intelectual de nossos alunos, principalmente por valorizarem ícones da literatura brasileira”, concluiu Levi.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sheila Gama participa de aula inaugural do Pré-Universitário


A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, participou na noite desta terça-feira, dia 26, da aula inaugural do Pré-Universitário da Prefeitura, na Vila Olímpica da Cidade. O projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já aprovou em cinco anos mais de 800 estudantes. Só este ano, 173 foram aprovados em universidades, sendo 143 para instituições públicas.

“Não acredito que nenhum país chegue ao desenvolvimento sem investimento na educação”, afirmou Sheila, lembrando as ações que vem desenvolvendo nos últimos 12 meses de governo. A prefeita falou da contratação de 580 merendeiras e auxiliares de cozinha, mil professores concursados, mudança do cardápio da alimentação escolar de 33 para 83 itens e da ampliação e reforma de escolas.

Já secretária de Educação Dilceia Quintela falou da importância do Pré-Universitário para a formação dos jovens e do empenho da prefeita para manter o projeto que é todo custeado pela Prefeitura. “A prefeita completou um ano de mandato com forte aliança com a educação. Tem investido no horário integral, cursos pré-técnicos e no pré-vestibular’, afirmou a secretária.

A aula inaugural propriamente dita foi dada pela pró-reitora de Extensão da UFRJ, professora Laura Tavares, que se comprometeu a integrar o corpo docente do Pré-Universitário, ao deixar a Pró-Reitoria no meio do ano.

A solenidade contou com a presença dos cerca de 1.200 alunos que vão estudar em uma das sete escolas que integram o projeto. Entre a platéia estavam ex-alunos como Nelson Pires de Menezes, 18 anos, aluno do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que fez o pré-universitário no ano de 2010. Ele incentivou a colega Ruth dos Santos, 17 anos, a ingressar no projeto. A auxiliar de serviços gerais, Heloisa Helena Senna, 55 anos, quer garantir uma vaga no curso de pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Alunos da E.M. José Fróes Machado encenam Paixão de Cristo


A religiosidade está em alta na rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. A comunidade do Parque São Marcelo foi brindada com a encenação do Auto da Paixão de Cristo, na Escola José Fróes Machado. Os "atores" foram os alunos dos turnos da manhã e tarde. A ideia partiu da orientadora pedagógica Girley Farias do Nascimento, que propôs um projeto de Páscoa aberto à comunidade. Os alunos interpretaram os personagens e confeccionaram a cruz e o figurino utilizado na peça. Além da encenação, houve leituras de poemas e mostra de coreografias evangélicas, que foram assistidas por 300 pessoas.

A veia teatral já pulsa na veia dos estudantes desde o ano passado quando o grupo encenou a Santa Ceia. De acordo com a Diretora-Geral da unidade, Liz Torres, a empolgação tomou conta dos alunos quando souberam da montagem da peça. "Fomos a cada uma das salas e pedimos para eles se candidatassem. Cada turma inscreveu em média três alunos. Ao final fizemos uma eleição para escolha dos atores", explicou Liz.

Os ensaios dos dois grupos e a produção do figurino e cenário levaram três semanas. Segundo Liz, a atuação dos pequenos e o acabamento das roupas e cenários impressionaram ao público. Jesus foi interpretado pelos alunos Jorge Alcântara, do 4º ano e Leonardo Ferraz, do 5º ano, e Maria, pelas alunas Joana Barbosa e Vanice dos Santos, respectivamente do 4º e 5º anos. Segundo a diretora, estas atividades estimulam a aprendizagem dos alunos, que tem entre nove e 12 anos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Educação promove formação continuada para incentivadores da palavra

Cento e sessenta professores que atuam nas salas de leitura das 126 escolas municipais de Nova Iguaçu estão participando de cursos de formação continuada realizados pela Secretaria Municipal de Educação. Nesta quarta-feira (27/04), 100 professores vão participar da palestra “A improvisação teatral através do texto não-dramático” com a mestre em teatro-educação, Elaine Pernambuco, na Universidade Estácio de Sá, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

A programação desta quarta-feira inclui contação de história e apresentação do grupo de teatro dos alunos da Escola Municipal Márcio Caulino, em Austin, sobre Monteiro Lobato, que completaria 129 anos no dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil. Já os profissionais que trabalham com Incentivo à Leitura e Produção Textual (ILPT) aprenderam como usar canções na produção textual, com a doutora em Educação, Ana Valéria da Costa.

As duas palestrantes são professoras da rede municipal de ensino. “Estamos buscando na rede municipal de ensino profissionais com os mais altos níveis de qualificação para realizarem as formações continuadas de nossos professores. Esta é uma orientação da prefeita Sheila Gama e está sendo colocada em prática pela Secretaria Municipal de Educação”, explicou a secretária de Educação, Dilcéia Quintela.

De acordo com a coordenadora do programa de Incentivo à palavra, Vanessa Gnisci, os incentivadores da palavra receberam um guia de ações da disciplina de ILPT em formato digital e ouviram relatos de colegas que já desenvolveram a prática das canções nas aulas de produção textual. O evento, na Universidade Geraldo di Biase, em Nova Iguaçu, na segunda-feira, contou com a presença de 60 professores do segundo segmento – do 6º ao 9º - de 45 escolas.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Prefeitura cadastra “Mães Educadoras” para horário integral


Com o objetivo de fortalecer o Horário Integral nas escolas da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Nova Iguaçu está contratando “Mães Educadoras” – mulheres que ajudam crianças do horário integral nas atividades de higiene e alimentação. Já foi publicada em Ato Oficial a relação de 105 pessoas, que vão receber R$ 100 como ajuda de custo. Este ano, seja qual for o período de contratação, o prazo de permanência no projeto é até o final de cada ano letivo, ou seja, quem entrar em maio termina sua participação em dezembro.

Em turmas do 1º segmento, cada mãe é responsável por 50 estudantes, enquanto nas classes da Educação Infantil são 25 alunos por mãe. “As mães são importantes não só para auxiliar na escovação dos dentes, banho, alimentação e higiene corporal, mas também são um importante elo entre a comunidade e a escola”, disse a secretária de Educação Dilcéia Quintela.

As Mães Educadoras estão inseridas no Programa de Horário Integral. Desde o início do governo, a prefeita Sheila Gama estabeleceu que a Educação é uma das principais prioridades de sua administração, pois a meta é oferecer um ensino de qualidade.

O fato de poder cuidar de crianças foi o que motivou a dona-de-casa Edileuza Domingo Barros, 48 anos. Mãe de um aluno do 8º ano na Escola Municipal Herbert Moses (Três Corações) ela acredita que esta oportunidade será gratificante. “Meu filho já tem 16 anos e sinto falta de criança. Quero brincar e contar histórias e dar bastante conselho para eles”, contou Edileuza.

Seguindo ao passos da irmã, Edna Domingos de Barros, 40, também se cadastrou como mãe educadora. “Eu sempre sonhei em trabalhar como professora, mas tive que parar de estudar. Acho que esta tarefa vai preencher um pouco este vazio”, afirmou Edna, acrescentando que vai orientar as crianças sobre a escolha das companhias e o respeito às pessoas. .

Bispo celebra Páscoa na Secretaria de Educação de Nova Iguaçu


O bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, fez um ato de celebração da Páscoa na Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) nesta quarta-feira (20/04). Ao lado da secretária de Educação, Dilcéia da Rocha Quintela, o sacerdote lembrou o lava-pés como gesto de humildade e conclamou que todos tenham atitudes de paz na educação "Há duas semanas tivemos um episódio de crucificação na Educação, mas sempre após a crucificação há a ressurreição", afirmou o bispo, lembrando o massacre da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo.

Dom Luciano frisou que a educação é um dos caminhos para a paz. Além disso, lembrou como aconteceu a primeira Páscoa e seu significado, que é o de agradecimento a Deus pelas conquistas alcançadas.

Dilcéia agradeceu a todos os funcionários da Semed pelo esforço em dar continuidade ao Horário Integral. "Essa é a minha primeira Páscoa aqui na Secretaria e quero agradecer a vocês pelas conquistas que nós tivemos nestes 10 meses, como a ampliação de escolas, convocação de professores e, mudança no cardápio alimentar", disse a secretária, que finalizou o encontro desejando que a Páscoa seja um momento de reflexão.

Alunos da rede municipal vão assistir peça de Jorge Amado

Cerca de mil alunos de 18 escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu vão participar no dia 27, na Vila Olímpica, do projeto da Fundação CSN “Um caminhão para Jorge Amado em três momentos”. As crianças assistirão às peças “Gato Molhado” e “Capitães da Areia”, obras clássicas do escritor baiano Jorge Amado. Os espetáculos teatrais serão apresentados às 15h e às 18h, respectivamente.

As peças são apresentadas em um caminhão Scania /palco adaptado com equipamentos modernos de som e luz. A meta da Fundação CSN é que o projeto possa ser apresentado para um publico de cinco mil pessoas. Além disso, querem estimular a leitura e difundir a obra do autor mundialmente conhecido.

Teatro e exposição em comemoração ao Dia do Índio


Feira pedagógica, teatro para a comunidade, apresentação de vídeos e exposição de trabalhos feitos pelos estudantes estão entre as principais atividades em comemoração ao Dia do Índio, nesta terça-feira, dia 19. A proposta das escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu é que todos conheçam a cultura dos primeiros habitantes do país, que também deu nome à cidade. Em tupi-guarani, Iguaçu significa "grande quantidade de água" ou "água grande".

A Escola Municipal Presidente Getúlio Dornelles Vargas (Caioaba), por exemplo, escolheu o teatro para homenagear o índio e ao mesmo tempo tratar da questão ambiental. Escrita pela incentivadora da palavra, Sônia Gomes, a peça "Os Índios e a Preservação do Meio Ambiente" será apresentada às 10h e às 16h, na praça do bairro.

Encenada por alunos do grupo de teatro do horário integral, a peça mostra um cacique e um pajé preocupados com a preservação do planeta. Quem assistir ao espetáculo verá situações do cotidiano, como a degradação do rio próximo da escola que está sendo provocada pelo despejo de lixo e entulhos. "Queremos conscientizar os moradores para a importância da preservação do meio ambiente e homenagear os índios", explicou a professora Sônia.

Quem também está realizando atividades pedagógicas sobre a cultura indígena são as Escolas Municipais Hauler da Silva Ferreira (Miguel Couto), Alice Couto (Caioaba) e Manoel João Gonçalves (Monte Líbano). A Alice Couto terá apresentação de vídeos e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. Já na Manoel João Gonçalves os estudantes estão pesquisando as lendas, vestuários e costumes indígenas que serão apresentados em uma feira integrada no dia 13 de maio.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Educação promove formação continuada para Incentivadores da Palavra


Cento e sessenta professores que atuam nas salas de leitura das 126 escolas municipais de Nova Iguaçu participarão de formação continuada nos dias 25 e 27 de abril. A capacitação faz parte do projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e contará com a participação da doutora em Educação, Ana Valéria da Costa e da mestre em Teatro-Educação, Elaine Pernambuco. Ambas compõem o quadro de professores da rede.

A formação está dividida em dois grupos. No dia 25, os professores de Incentivo à Lleitura e à Produção Textual (ILPT) participam, das 8h às 12h, no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), da palestra “O uso de canções na produção textual”, com a professora Ana Valéria. O evento contará com a presença de cerca de 60 professores do segundo segmento – do 6º ao 9º - de 45 escolas.A UGB fica na Rua Antenor de Moura Raunheitti,152.

De acordo com a coordenadora do Programa de Incentivo à Palavra, Vanessa Gnisci, serão apresentados relatos das experiências de professores que já desenvolveram a mesma atividade e, além disso, os incentivadores receberão um guia de ações da disciplina de ILPT em formato digital.

Para os professores que atuam nas salas de leitura das escolas que vão da educação infantil ao 5º ano, a formação será no dia 27 de abril, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, na Universidade Estácio de Sá, localizada a Rua Oscar Soares, 1466-Califórnia.

Dividido em dois grupos, 100 professores vão participar da palestra “A improvisação teatral através do texto não-dramático”, com a mestre em teatro-educação, Elaine Pernambuco. Também neste dia haverá contação de história e apresentação do grupo de teatro dos alunos da Escola Municipal Márcio Caulino sobre a obra de Monteiro Lobato, que faria 129 anos no dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Escola Governador Leonel Brizola é exemplo de acessibilidade

A Prefeitura de Nova Iguaçu está finalizando as obras de construção da Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola. Localizada em Austin, região onde há grande procura pelo ensino fundamental, a escola está sendo vista como exemplo na questão da acessibilidade. Foi construída dentro dos padrões exigidos na lei que dispõe sobre o tema. Dos 12 banheiros, quatro são adaptados para os estudantes com necessidades especiais, além da rampa de acesso. A obra, paralisada há quatro anos, foi retomada por determinação da prefeita Sheila Gama. A inauguração oficial da escola, que iniciou o funcionamento parcial no ano passado, está prevista para o final de abril ou início de maio.

“A prefeita retomou a obra e está equipando a escola com novas carteiras, bebedouros, fogões, freezer, geladeira, liquidificadores e utensílios de cozinha. Também estamos completando o número de professores para que possamos fazer a inauguração e ampliar o número de vagas gradativamente”, explicou a Secretária de Educação, Dilcéia Quintela, acrescendo que com a retomada das obras a escola passou de sete para 21 salas.

Com quatro pavimentos, a unidade escolar tem uma sala destinada ao Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e uma sala de recursos (espaço destinado ao apoio ao aluno incluído). De acordo com o diretor Levi Lima, três alunos cadeirantes não teriam condições de frequentar as aulas se as rampas não existissem, já que a escola é vertical.

Outra característica da escola que tem quadra poliesportiva, vestiário, auditório, cozinha e refeitório são as telas de proteção. Elas estão presentes em volta das escadas, rampa e nas grades de todos os andares, tudo para garantir segurança dos 1.200 alunos do infantil 4 ao 7º ano.

Dia Nacional do Livro Infantil será comemorado nas escolas municipais


As escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu prepararam para esta segunda-feira, dia 18, um verdadeiro mergulho no mundo da literatura. É que nesta data se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil e o aniversário do escritor Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Os alunos vão participar de rodas de leituras, releituras de poemas, tendas literárias e assistir peças de teatro. A Educação de Nova Iguaçu é uma das poucas que incluiu na grade curricular a disciplina ILPT (Incentivo à Palavra e Produção Textual).

Para José Reginaldo Bastos da Cruz, secretário-adjunto Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o fato das escolas municipais terem a disciplina de ILPT favorece os alunos intelectualmente. Além disso, a maior relação com a cultura e a literatura de nossos autores proporciona o gosto pela leitura. “Vamos comemorar o Dia do Livro Infantil com atividades em salas de aula e nas bibliotecas”, explicou José Reginaldo, que é professor de literatura.

Entre as unidades que realizarão eventos neste dia, está a Escola Municipal França Carvalho (Bairro da Prata), com tenda literária com diversos livros para visitação dos estudantes e peça de teatro, cuja personagem principal Emília será encenada por uma estudante. Já no Centro de Educação Especial Paul Harris (Bairro da Posse), os alunos iniciaram na segunda-feira releitura de poemas de diversos autores. Além disso, no dia 25, os estudantes assistirão a uma peça de teatro, onde professores darão vida aos personagens infantis.

Também em comemoração a data, a Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti (Cabuçu), que irá inaugurar sua biblioteca, cuja escolha do nome será decidida através de votação feita pelos alunos e funcionários. Atividades lúdicas de contação de história acontecerão nas Escolas Municipais Professor Márcio Caulino (Austin) e Shangri-lá (KM 34), com a professora Jussara Alexandre Oliveira, que também é responsável pelo Incentivo à Palavra da Semed.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Prefeitura forma mediadores do Proinfo


A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) realiza nesta sexta-feira, dia 15, das 8h às 17h, uma formação para 50 mediadores tecnológicos (estagiários) que atuam nos laboratórios de informática educativa (Proinfo) em 93 das 126 unidades escolares. O objetivo da capacitação é mostrar o funcionamento do sistema Linux educacional, que é usado em sala de aula com os estudantes.

O ProInfo - Programa Nacional de Informática na Educação, transforma o conteúdo dado em sala de aula em conteúdo digital. A meta é fazer com que o aluno tenha uma ferramenta a mais, além dos livros, para auxiliá-los nas disciplinas convencionais. O software tem conteúdo de Matemática, Geografia, Ciências, Arte, Literatura e Português. Nele, os alunos aprendem através de jogos, videoaulas e livros digitais.

“Esta metodologia estimula o raciocínio lógico, desenvolvimento cognitivo, coordenação motora e o reconhecimento do corpo”, explicou José Reginaldo Bastos da Cruz, secretário Adjunto Pedagógico da Semed. Ao todo são 1.590 computadores equipados com essa tecnologia, disponibilizada para os estudantes do horário integral. Os mediadores tecnológicos atuam em parceria com os professores regentes de turma. De acordo com Tatiana, isto reflete de forma positiva no aprendizado dos estudantes.

A formação será mediada pela responsável pelo setor de informática educativa, Tatiana Eliza Carvalho, e por Victor Abreu, que cursa faculdade de Sistema de Informática.

Nova Iguaçu terá Provinha Brasil nesta quinta, dia 14

Nesta quinta-feira, dia 14, cerca de 7 mil alunos que cursam o segundo ano do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Nova Iguaçu realizarão a Provinha Brasil. Esta é uma ação do Governo Federal que tem por objetivo avaliar o nível de conhecimento dos estudantes de todo o País. Hoje, serão aplicadas provas de Língua Portuguesa.

Prefeita participará de aula inaugural de pré vestibular

A prefeita Sheila Gama participará na próxima segunda-feira, dia 18, a partir de 18h, da aula inaugural do curso Pré-Universitário de Nova Iguaçu (CPU), na Vila Olímpica. No último dia 3 de abril, a Prefeitura realizou mais um exame de seleção para o preenchimento de 1.200 vagas em seis unidades escolares. Desde 2006, quando foi criado, o pré-vestibular gratuito é responsável pela aprovação de mais de 300 estudantes da rede escolar de Nova Iguaçu em universidades públicas. A Vila Olímpica fica na Rua Luiz de Lima, 268, Centro.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Escola Municipal França Carvalho sedia encontro infantil de capoeira


Alunos do Programa Escola Aberta vão participar neste domingo, dia 17, das 10 às 17h, do 1º Intercâmbio Infantil do Centro Cultural Raízes Brasileiras (CCRB), que acontecerá na Escola Municipal França Carvalho, no Bairro da Prata. O evento reunirá mais de 10 grupos de capoeira da Baixada Fluminense, com público estimado em 200 participantes. Também haverá batismo (troca de cordas) dos capoeiristas da unidade escolar, samba de roda, makulelê, puxada de rede - uma dança afro-brasileira - e hip hop.

Para o secretário Adjunto Pedagógico, José Reginaldo Bastos da Cruz, é de suma importância que uma das escolas municipais sedie o encontro. “Mostra que nossas escolas estão abertas para incentivar o resgate cultural das raízes brasileiras. Ao mesmo tempo, dá oportunidade para nossos alunos trocarem experiências com outros colegas da Baixada Fluminense”, analisou o secretário.

Alunos da Escola Municipal Meninos de Deus, que integram as oficinas de capoeira do Escola Aberta - programa do Governo Federal em parceria com as prefeituras – estarão nas atividades. De acordo com Lídia Vieira, diretora da Escola Municipal França Carvalho, a oficina de capoeira começou este ano com 45 alunos, sendo 50% da própria unidade. “Uma das condições para eles participarem é a regularidade nas aulas e boas notas nas provas”, disse a professora, acrescentando que o comportamento dos alunos melhorou consideravelmente após o início do programa.

Oficineiro do Escola Aberta e integrante do CCRB, Bruno Santana contou que os mestres de capoeira vão dar aulas sobre os movimentos feitos no esporte e a sua história. “O objetivo é tirar a criança das ruas e fazer com que elas tenham mais cultura e valorizem as nossas raízes”, concluiu Bruno, acrescentando que muitos não sabem que estas danças são de origem afro-brasileira.

O programa Escola Aberta na E.M. França Carvalho funciona desde dezembro do ano passado. Além da capoeira, a unidade escolar oferece oficinas de reforço escolar, artesanato, culinária e recreação. O evento inicia às 10h e vai até às 15h. A escola fica localizada à Rua Flora de Araújo, 500, Prata.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Nova Iguaçu lança campanha contra o racismo

Centenas de pessoas, entre estudantes, professores, ativistas e público em geral prestigiaram o lançamento da campanha ‘Por uma infância sem Racismo’, nesta segunda-feira, dia 11, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Representando a prefeita Sheila Gama, a secretária municipal de Educação, Dilcéa Quintela, abriu o evento e ressaltou a importância dos estudantes na mobilização em torno desta questão. “A Prefeitura não medirá esforços para que os cerca de 65 mil alunos da rede escolar de Nova Iguaçu se tornem cidadãos livres de qualquer tipo de preconceito”, afirmou.

Além de Dilcéa Quintela, compuseram a mesa de debate a secretária municipal de Cultura, Silvia Regina, o secretário Municipal de Assistência Social e Prevenção à Violência, Sebastião Wagner Berriel, além de membros de diversos conselhos da sociedade que apóiam a igualdade de direitos humanos. Miriam Stanesco, conselheira da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), destacou que a comunidade cigana também é vítima de preconceito. “É importante que se olhe também para as crianças ciganas, que muitas vezes são discriminadas”, comentou.

A universitária Nalaine Moura, 22 anos, aprovou a iniciativa. “Tenho amigos que já sofreram vários tipos de preconceito. É importante que cada vez mais estas questões sejam debatidas”, disse.

Os visitantes também puderam apreciar a exposição ‘Olhares Iguaçuanos: Retratos de um Brasil em preto e branco’, realizada com sucesso pela Prefeitura no ano passado. Na mostra fotográfica, alunos da rede municipal produziram e expuseram retratos da população afrodescendente do município.

De acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Nova Iguaçu possui a segunda maior população afrodescendente do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, é um dos municípios que mais desenvolve ações para a valorização da cultura afro-brasileira.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Prefeitura de Nova Iguaçu promoverá evento contra o racismo

A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, abre segunda-feira (11), a campanha “Por uma infância sem Racismo”, que tem o objetivo de intensificar o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e particulares. De acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Nova Iguaçu possui a segunda maior população afrodescendente do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, é um dos municípios que mais desenvolve ações para a valorização da cultura afro brasileira. A campanha é uma iniciativa da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e tem como público-alvo profissionais da comunidade escolar e membros de diversos conselhos da sociedade.

A organização do evento é da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Nova Iguaçu (COPPIR), com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Cultura e Turismo (Semctur). Segundo Denise Fernandes, do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), durante o lançamento serão apresentadas ações direcionadas a fazer com que os estudantes possam aprender a conviver com as diversidades de forma positiva. "A campanha servirá para que todas as escolas do município, independentemente serem públicas ou privadas desenvolvam ações de combate à discriminação racial", informou.

Durante o evento, a Semed vai propor projetos que visam proporcionar a auto-estima dos estudantes da raça negra, como também valorizá-los. Ao mesmo tempo, a Semctur vai mostrar a oficina “Conviva com a diferença! Diga não à discriminação”, que vem sendo desenvolvidas nas escolas. A E.M. Ivonete dos Santos Alves, no Jardim Pernambuco, já incluiu em sua grade curricular a Lei 10.639/03. Em 2010, a Prefeitura realizou com sucesso o projeto “Olhares Iguaçuanos: Retratos de um Brasil em preto e branco”. Nele, alunos da rede municipal de ensino produziram acervo fotográfico da parcela afro descendente da cidade, com o propósito de valorização da raça negra. As fotos foram expostas na Câmara de Vereadores e nas escolas para os pais e a comunidade.

O evento acontece a partir das 14h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, que fica na Rua Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51, Nova Iguaçu.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Alunos da E. M. Orlando Mello entram na luta contra a dengue

Animados e com muita disposição, 100 alunos da Escola Municipal Orlando Melo, no Bairro da Posse, saíram nesta quinta-feira, dia 07, em passeata, para alertar contra o risco da dengue. O grupo foi acompanhado por uma equipe da Funasa, que junto com os estudantes orientou os moradores sobre os riscos de garrafas, pneus e caixas d´águas descobertas se transformarem em foco do mosquito Aedes aegypti. Os alunos percorreram a Rua E, onde centenas de famílias vivem em um mutirão. A região é cercada de Rio Botas, que está passando por limpeza.

Além dos cartazes e panfletos da campanha contra a dengue, os estudantes utilizaram uma outra arma: a música. Regidos pelo maestro Moisés Caetano, a banda da escola usou os instrumentos para chamar a atenção da comunidade. Eles tocaram a música de combate à dengue composta pelos estudantes e mostraram que Bumbo, Tarol, Pratos e Surdos também são úteis em momentos de conscientização e não só no Sete de Setembro. Para a diretora da Escola, Dulce Pinheiro, o ato de conscientização teve sabor de dever cumprido.

"Achei ótimo participar da caminhada junto com meus colegas. Todo mundo tem que ajudar para que ninguém fique doente", contou Matheus da Silva Souza, 11 anos. Ele toca percussão e está no quinto ano. Aluno do oitavo ano, Patrick Oliveira, 13 anos, acredita que só a conscientização pode ajudar a parar o mosquito. "Ajudei a distribuir os panfletos e fomos bem recebidos pelos moradores. Acho que faria tudo de nosso", contou. A dona de casa Sônia Silva aprovou o trabalho feito pelas crianças. "Acho bacana que as crianças tenham esse tipo de atitude", comentou.


Para o agente de endemia e supervisor de equipe da Funasa, William Ferreira da Silva, a ação dos estudantes é uma das melhores formas de divulgação. "A ação chamou a atenção da comunidade. Se estas ações não forem feitas, a dengue cai no esquecimento e o mosquito prolifera", explicou, lembrando que ações simples como colocar areia no fundo dos pratinhos de plantas, cobrir as caixas d'águas e depósitos de água podem ajudar no combate.

Prefeitura realiza palestra de incentivo ao esporte

"Vitória no esporte, vencedor na vida" é o tema da palestra que o professor Carlão Silva, o Carlão do Vôlei, vai fazer nesta sexta-feira, dia 8, às 8h, na Escola Municipal Monteiro Lobato. Ele fará uma série de palestras nas escolas da rede municipal de ensino em parcerias com as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (Semel) e de Educação (Semed).

O objetivo das palestras, que são destinadas aos professores de Educação Física e aos estudantes, é incentivar a prática esportiva na escola. Os encontros com o professor acontecerão em escolas localizadas nas nove Unidades Regionais de Governo (Urgs).

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pré- técnicos da rede municipal estão com inscrições abertas

Os interessados em prestar concurso para as escolas técnicas estaduais e federais de nível médio têm uma excelente oportunidade. É que a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu realiza cursos pré-técnicos em seis escolas. São cerca de 600 vagas. Embora seja aberto à comunidade, a prioridade é para os alunos do nono ano da rede.

Wesley Moreira de Oliveira e Diogo Martins de Souza Abreu, ambos com 15 anos, são alunos da Escola Municipal Marcio Caulino Soares, em Austin. Eles passaram para Cefeteq-Paracambi (Centro Federal de Educação Tecnológica de Química) e Faetec-Quintino.

"Esse projeto é uma preocupação do Município com o futuro profissional, econômico e social dos alunos do nono ano, que estão saindo do ensino fundamental, que podem ter nesse projeto a oportunidade de abraçar uma carreira e assim competir com qualidade no mercado de trabalho", afirmou Marciana Moreira, Coordenadora de Projetos Especiais.

Totalmente gratuitas, as aulas começaram no ultimo dia 02 de abril e já estão atendendo a 340 alunos. Para se inscrever, basta procurar uma das unidades escolares, entre 8h e 15h, portando documento de identidade, CPF e comprovante de residência, original e cópia. Os professores são alunos de graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e garantem o ensino das principais disciplinas exigidas nos concursos de ingresso nas escolas técnicas estaduais e federais. O pré-técnico está disponível nas seguintes escolas:

Profº Janir Clementino Pereira, Rua Erlyel Huaick Dapieve, Miguel Couto, nº. 66;

Monteiro Lobato, Rua Luiz Lima S/N, Centro;

Profº Marcio Caulino, Rua Bela vista S/N, Austin;

Profº Darcilio Ayres Raunheitti, Rua Abílio Augusto Távora, Jardim Laranjeiras, Nº. 5950;

Profº Amazor Vieira Borges, Rua Lassance Cunha nº. 63, Jardim Tropical;

Profº Orlando Mello, Rua F, nº. 343, Posse.

Alunos da rede municipal fazem caminhada contra a dengue

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os riscos de contaminação pelo mosquito Aedes aegypti, quarenta alunos da Escola Municipal Orlando Melo, na Posse, em Nova Iguaçu, vão sair em passeata pelas ruas do bairro nesta quinta-feira, dia 7. Para chamar a atenção dos moradores, até a banda de fanfarra, com suas cornetas e bumbos vai ser usada pelos estudantes que compuseram uma música especialmente para a ocasião.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Dulce Pinheiro, o trabalho de conscientização é feito em sala de aula. Participam da mobilização, às 10h, alunos do 6º e 9º, que integram o programa de horário integral da Prefeitura de Nova Iguaçu.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Prevenção contra violência doméstica para alunos do EJA

Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Nova Iguaçu participaram nesta terça-feira, dia 05 de abril, do encontro para debater a violência doméstica. O evento também é destinado aos professores, orientadores pedagógicos e educacionais e tem como objetivo orientar homens e mulheres com relação à violência e as consequências que isso causa às famílias.

Realizado no auditório da Escola Municipal Monteiro Lobato, o encontro é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semus). Ele faz parte do fórum de representantes do EJA e acontece toda primeira terça-feira de cada mês, há dois anos e meio. Cerca de 60 alunos do I e II segmentos assistirão à palestra com profissionais do Programa Saúde da Mulher.

Na rede municipal 22 escolas oferecem o Ensino de Jovens e Adultos. De acordo com a coordenadora do projeto, Jacira de Fátima Lacerda, o perfil do EJA era formado por idosos, mas atualmente o número de jovens é maior. “Como constantemente vemos casos de violência nas escolas resolvemos abordar o tema”, explicou, acrescentando que espera que este grupo seja multiplicador das iniciativas e não se cale diante da violência doméstica.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Prova do pré-vestibular da Prefeitura sem atropelos neste domingo


Giselle Anna de Oliveira e Lucas Dias, de 17 e 20 anos de idade, respectivamente, passaram para três universidades públicas federais cada um. Eles são ex-alunos do Pré-Universitário da Prefeitura (CPU) de Nova Iguaçu, realizado em parceria com a UFRJ, que neste domingo, dia 3, realizou mais um exame de seleção para o preenchimento de 1.200 vagas em seis unidades escolares.

De acordo com José Reinado Moreira, secretário adjunto de Projetos Especiais, da Secretaria Municipal de Educação, as provas ocorreram com tranquilidade. "Não tivemos problemas de qualquer ordem. As salas estavam repletas de candidatos, que já devem estar ansiosos pelo resultado e início das aulas", explicou.

A novidade deste ano é que as provas serão corrigidas pela Fundação Cesgranrio, garantindo resultado mais rápido do que nos anos anteriores, quando os gabaritos eram corrigidos manualmente pela banca organizadora das provas. De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, a lista com os classificados estará disponível no site www.pr5.ufrj.br e nas unidades escolares onde o curso é oferecido nos dias 7 e 8 de abril, período em que serão realizadas as matrículas.

Entre os fiscais de prova estavam ex-alunos e professores do pré-vestibular. Giselle está no 1º período de licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação e Ciência do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ), em Nilópolis. Além disso, passou para a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). "Sempre estudei em escola pública e sem o pré-vestibular não teria conseguido todas estas vitórias", afirmou.

A fiscalização contou ainda com o ex-aluno, Lucas, que cursa Geografia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi aprovado ainda para a Universidade Federal Fluminense (UFF) e UERJ e dá aula no pré-vestibular social da Rural.

O gabarito oficial está disponível neste link: http://b200.nce.ufrj.br/~pr5/images/stories/GabaritoCPUNI.pdf

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rede municipal de ensino tem cerca de 10% de alunos com necessidades especiais

Com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e outras instituições, o Grupo Bate Papo dos Amigos Autistas realiza, neste sábado, dia 2, das 9h às 15h30, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, um ciclo de palestras para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para participar é necessário inscrever-se através do email: batepapoautista@yahoo.com.br ou pelo telefone 2667-2157. Entre os palestrantes estarão profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e psicopedagogos.

"Não existe uma estatística concreta para a quantidade de crianças autistas nas escolas, mas calcula-se que existam de 10 a 15 alunos, sendo que 15% dos estudantes sofrem de algum tipo de necessidade especial", disse a psicopedagoga Maria Lucia Lecás, da equipe de educação especial da Semed. Os alunos autistas, identificados pela escola, assim como os alunos portadores de outras necessidades especiais, passam por adaptação e são encaminhados às Salas de Recursos.

De acordo com o secretário adjunto pedagógico, José Reginaldo Bastos da Cruz, o próximo concurso terá mais profissionais especializados para atender a educação especial, como é o caso de professores de Libras-linguagem dos sinais.

A rede municipal tem um total de 32 salas com atendimento especializado para cada necessidade. Pelas dificuldades de comunicação, o autista pode ser confundido com um surdo-mudo. Somente exames podem diagnosticar corretamente o caso. Há maior incidência do problema nos meninos.

A psicopedagoga explicou que crianças autistas elegem um objeto de afeto, que pode ser desde coisas a pessoas. A ausência desses objetos pode provocar crise, afetar o comportamento e torná-los agressivos. Os autistas começam a falar tardiamente e repetem sempre as mesmas frases, além de também realizarem sempre os mesmos movimentos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Provas para pré-vestibular da Prefeitura de Nova Iguaçu acontecem neste domingo


Os cerca de 3 mil inscritos no Pré-Universitário da Prefeitura de Nova Iguaçu (CPU) concorrem neste domingo, dia 3, a uma das 1.200 vagas oferecidas pelo curso pré-vestibular gratuito, que é uma parceira com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os estudantes responderão 60 questões objetivas de português, literatura brasileira, produção textual, matemática, geografia, química, física, história e biologia. As provas serão realizadas das 9h às 14h, nas escolas indicadas pelos candidatos. A exceção é para quem faria a prova na Escola Municipal Venina Correa Torres, que foram transferidos para a Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento (Faetec).

A orientação da Coordenadoria de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação é que os alunos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. Os candidatos devem apresentar documento de identidade utilizado no ato de inscrição e o protocolo de entrega da documentação, além de caneta esferográfica azul ou preta. O uso de aparelhos eletrônicos e celulares no interior da sala de aula é proibido.

O curso acontece nas Escolas Municipais Rubens Falcão (Santa Eugênia), Profº Ruy Afrânio Peixoto (Miguel Couto), ambas com 300 vagas, sendo a primeira com seis turmas e a segunda com três; Julio Rabelo (Dom Rodrigo), Douglas Brasil (Cerâmica), Venina Correa Torres (Califórnia) e Rui Barbosa (Austin), todas com 150 vagas e três turmas.

O subsecretário de projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed), Reinaldo Moreira, acredita que a manutenção deste projeto é importante para garantir uma educação de qualidade. “Este projeto faz com que alunos com menor poder aquisitivo possam disputar, em igualdade, uma vaga em universidades federais e estaduais”, afirmou Reinaldo, acrescentando que a continuidade deste projeto é mais um esforço da prefeita Sheila Gama em garantir oportunidade para todos, como também melhorar a educação da cidade.


A lista dos classificados para o CPU será liberada nos dias 7 e 8, data em que também serão efetuadas as matriculas. De acordo com o edital, quem não se matricular nas datas pré- estabelecidas será automaticamente eliminado e as vagas serão remanejadas para a primeira reclassificação de 2011.


Locais de prova:


E.M. Rubens Falcão – Rua Carlos Pereira Leal, 452. Santa Eugênia (sétima rua após o supermercado Extra);

E.M. Júlio Rabello – Rua Dom Henrique, 230. Dom Rodrigo (próximo à UNIG);

E.M. Douglas Brasil – Rua Mendes, 128. Cerâmica (antigo Liceu);

E.M. Professor Ruy Afrânio Peixoto – Rua do Bosque, S/N. Miguel Couto (próximo à praça do DPO);

E.M. Rui Barbosa – Av. Felipe Salomão, S/N. Austin – NI (próximo à Estação de Austin);

E.M. Profº Janir Clementino Pereira - Rua Prof. Ely El Huaik Dapieve, 66, Miguel Couto;

E.T.E. João Luiz do Nascimento, Rua Luiz de Lima, 232, Centro.

Alunos do Escola Aberta abrem seminário de educação na UERJ


Cerca de 30 alunos da oficina de capoeira do Programa Escola Aberta da Escola Municipal Meninos de Deus, em Nova Iguaçu, abrirão nesta segunda-feira, dia 04, às 17h, o Seminário da turma de Mestrado em Educação, no polo da UERJ em Duque de Caxias. A meta é mostrar como projetos fora da sala de aula podem contribuir para a comunidade escolar e bairros que cercam a escola.

Para o Secretário Adjunto Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), José Reginaldo Bastos da Cruz, a participação dos alunos é positiva. “Hoje trabalhamos em uma perspectiva de Educação Integral. Uma metodologia que não se importa só com o conteúdo, mas que tenha um olhar direcionado para a formação de cidadãos críticos e que possam interferir para melhorar seu meio social” explicou o secretário.

O convite para a apresentação partiu da estudante do curso de mestrado, Ana Lúcia Iglesias Vila. Segundo ela, serão mostrados trabalhos relacionados à educação desenvolvidos nas periferias, como é o caso do Escola Aberta, programa do governo federal que abre a escola para a comunidade nos fins de semana. Realizado em parceria com as prefeituras, o mesmo oferece oficinas profissionalizantes, culturais e de lazer. Em Nova Iguaçu está presente em 55 das 126 escolas municipais.

Os mesmos alunos vão participar no dia 17, do 1º Intercâmbio Infantil Centro Cultural Raízes Brasileiras, junto com outros nove grupos, na Escola Municipal França Carvalho, no bairro da Prata. O evento terá apresentações dos mestres de capoeira Monge, Lagarto, Buldog e outros capoeiristas da Baixada Fluminense.